terça-feira, 16 de agosto de 2011

Novas fotos do Sgtº Rauber

          Reproduzimos abaixo algumas fotos, registradas pelo Sargento Vanderlei Rauber, que nos dão a dimensão das cheias do Rio Botucaraí nos últimos dois meses. As águas desafiam a estrutura parcialmente recuperada da Ponte de Pedra.
Clique nas fotos para visualizar em tela cheia e depois em voltar (no navegador), para retornar:
                                                                                          
              Em 18 de julho de 2011, o primeiro grande teste de resistência para a parede da cabeceira norte em construção. Após dias de chuva, as águas sobem rápidamente, criando alerta e intensificando o ritmo de trabalho.         
           O Coronel Melo inspeciona a obra. Analisar a situação é importante quando se traça estratégias para as próximas ações, de acordo com a mudança do cenário climático.     Acelerar para prevenir, mas sem comprometer a integridade estrutural. 
         O nível do Rio Botucaraí subiu e desceu seguidas vezes. Em 1º de agosto de 2011 quase atingiu a parte superior dos arcos menores, estabilizando-se neste patamar por dias, dificultando o acesso e atrasando os trabalhos.   
        A chuva dá uma trégua em 03 de agosto de 2011.   Mas a estrada de acesso está intransitável e parcialmente alagada. O grande caminhão do 3º BECmb não consegue transpor os obstáculos e os militares marcham por mais de 1 km em direção à Ponte de Pedra...
Com algumas metáforas de batalhas, os trabalhos e as adversidades também servem de treinamento para moldar o caráter e a coragem destes profissionais incansáveis:
                                                                                  
 

              
      Em 05 de agosto de 2011, as águas ficam um pouco mais baixas: é hora de retomar com força total para recuperar o terreno perdido e assim preparar  a estrutura para enfrentar este fim de inverno.




        As águas subiram e desceram novamente. Em 15 de agosto de 2011, após a compactação do aterro, são retiradas as tábuas de contenção do novo muro que permanece intacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário