quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Recuperação estrutural - Fase Final

       
        As atividades de recuperação da estrutura da Ponte de Pedra já estão em fase final:

         Foi reconstruída a cabeceira derrubada, reforçadas as fundações daquele lado da ponte e unida a parte nova com a antiga. Destaque para a dificuldade encontrada pela equipe do 3º BECmb para unir, à estrutura danificada, o lado recuperado do arco de tijolos maciços, que teve uma parte arrancada pela enchente.


            Muitos trabalhos de recuperação estrutural nos dois pilares centrais e na outra cabeceira ainda deverão ser feitos, mas esta intervenção somente poderá ser realizada quando o nível do rio estiver consideravelmente baixo. 
               Estima-se que na entrada do verão isto já será possível:

             Uma etapa que apresenta-se necessária, é a impermeabilização do pavimento superior da ponte. É uma atividade difícil, visto que o pavimento da pista é feito de pedras irregulares. E assim deve ser mantido!  Ocorre que a infiltração das chuvas já ocasionou patologias severas num dos arcos, o que nos preocupa quanto à sua estabilidade.  O Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra estuda uma solução técnica para otimizar a impermeabilização da pista de rolamento da ponte.

        Os trabalhos atuais incluem, também, a recomposição do revestimento de reboco grosso das partes que tombaram. Isto está sendo feito pelos militares do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, comandados pelo Sargento Vanderlei Rauber e pelo Sargento Rossato:


A PRÓXIMA ETAPA SERÁ A RESTAURAÇÃO DA PONTE:

         Nesta próxima etapa, o Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra se dedicará a operacionalizar a restauração da Ponte de Pedra. Isto é, deixar as paredes, arcos, pilares e os seus detalhes arquitetônicos nas condições de revestimento originais da época da sua construção.

       É uma etapa que somente será possível porque garantimos a estabilização estrutural da ponte. Objetivo conquistado pela parceria comunitária que viabilizou o projeto do nosso Grupo de Voluntários.

       Para a restauração, não teremos que correr contra a ameaça sistemática de enchentes ameaçadoras. O rio já não é tão perigoso para a Ponte! Então poderemos discutir soluções técnicas e estéticas com a comunidade, principalmente com os setores ligados à preservação de edificações de valor histórico, como o COMPAHC.
      Um dos nossos questionamentos é se deixaremos a Ponte de Pedra com o aspecto “velhinho” da sua idade, ou restauraremos integralmente seus revestimentos,  restaurando com mais esmero a sua aparência.

      O Grupo já está redigindo um Caderno de Encargos, com a descrição de todas as ações necessárias para restaurá-la (as quais serão submetidas à discussão e aprovação pelo COMPAHC). Esta relação nos possibilitará definir os primeiros passos, assim como as decisões técnicas para a restauração da Ponte de Pedra e, principalmente, o orçamento para este novo objetivo.


  

Um comentário: