terça-feira, 28 de junho de 2011

Reinício das obras

OBRAS NA PONTE DE PEDRA REINICIAM APÓS A ENCHENTE:
        As  obras de recuperação da Ponte de Pedra reiniciaram nesta segunda-feira, após as chuvas, o frio extremo e da enchente no Rio Botucaraí na semana passada.
       A preocupação de que a água elevada causasse estragos nas fundações realizadas na ponte de pedra não se confirmou e o que foi perdido foram apenas algumas peças de madeira usadas como guias e formas para alinhamento das pedras assentadas.
        Isto sinaliza que o objetivo principal de tornar a ponte estável, sem riscos de desabamento, está sendo alcançado dia após dia de trabalho.
CHEGARAM MAIS TRILHOS
       Hoje chegaram 8 metros de trilhos, doados pela empresa Estacas Brasil de Santa Cruz do Sul e que inclusive já foram utilizados nesta tarde, para reforçar a estrutura da cabeceira tombada. O Grupo de Recuperação agradece o Eng. Civil Auro Schilling pelo apoio dado à nossa causa.
 GRUPO VISTORIA OBRAS
      Hoje à tarde, após o vento Minuano dar uma trégua, alguns integrantes do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra estiveram em visita às obras, para vistoriar o andamento dos trabalhos e discutir com o Sargento Rauber a solução para recuperar o arco contíguo à cabeceira que caiu.

ATENÇÃO:   ESTRADA  PRECÁRIA
      A estrada de acesso à ponte, apesar da ação pontual da Prefeitura Municipal, infelizmente não está em boas condições de trafegabilidade.
     O Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra, com vistas à utilização efetiva da ponte como atração turística, solicitará ao Município o imediato alargamento da estrada que dá acesso à nossa ponte histórica.

     O Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra lamenta que as fortes chuvas da semana passada e as más condições da estrada de acesso impediram que a homenagem ao General Italo Fortes Avena, pelo seu fundamental papel na recuperação do monumento, não pode ser realizada junto à própria Ponte.
    A merecida homenagem foi prestada nas dependências do 3º Batalhão de Engenharia de Combate Conrado Bittencourt.

domingo, 26 de junho de 2011

A cabeceira antes do desabamento

          O colaborador,  Engenheiro Agrônomo e Fotógrafo, Claiton Fernando Nazar descobriu, no seu acervo de imagens, alguns negativos 6x9cm, revelados em 1979, onde ele registrou o lado esquerdo da cabeceira norte visualizada por cima do muro de proteção sul:
             O Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra agradece esta valiosa contribuição histórica, que estampa claramente a parte perdida (vista de um ângulo inusitado), assim como a densa vegetação que já naquela época avançava sobre a parede que viria a ruir em 2009.
            
            LINK: Veja mais imagens na Página Fotos de Colaboradores,
                       ou então   clique AQUI

sábado, 25 de junho de 2011

As causas da queda da cabeceira

          O colaborador Engenheiro Civil Danilo Alves da Cunha elaborou um conciso relatório de sete páginas, com diagramas e fotos, onde considera as prováveis causas do desabamento de uma das paredes da cabeceira norte da Ponte de Pedra.
          O relatório completo está na Página Documentos.

          LINK:  Para ver a primeira página, em tela cheia,  clique AQUI

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Ten Cel Melo vistoria obra

     O Tenente Coronel Marcus Vinicius Fontoura de Melo, vistoriou hoje pela manhã as obras de Recuperação da Ponte de Pedra.
     Devido às fortes chuvas nos últimos dias, na nascente do  Rio Botucaraí, o nível das águas subiu consideravelmente e já cobre as fundações recentemente reconstruidas na base da Ponte.
     O Ten.Cel. Melo nos enviou fotos que registrou a poucas horas, no local:
           A cheia preocupa, pois o trabalho ainda não está concluído, mas o que já está (muito bem) feito garante uma estabilidade provisória que estava perdida.
          A luta contra o tempo e as intempéries continua...

Mensagem de um Cachoeirense

          O Sr. Edni Oscar Schroeder nos enviou a mensagem abaixo, cumprimentando o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra, assim como o Movimento Voluntário Cachoeirense:

       "Maravilhosas as fotos que acabo de ver do processo de restauração / recuperação da PONTE DE PEDRA de Cachoeira do Sul.  
      Valem CUMPRIMENTOS aos que tiveram a iniciativa, aos que estão trabalhando intelectualmente e "braçalmente" para que a história persista!
      Os Cachoeirenses de todos os lugares precisam saber disto. 
      (Edni Oscar Schroeder - Cachoeirense que não teve a oportunidade de passar na PONTE com o Dom Pedro)"
      
      O Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra agradece as palavras de incentivo. Lembramos que todo o sucesso que estamos obtendo deve-se ao apoio da comunidade de Cachoeira do Sul, assim como o do 3º Batalhão de Engenharia de Combate.
    Obrigado pelo cumprimento, Sr. Edni. Continue acessando o nosso Blogspot, a cada dia surgem novidades.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A Ponte de Pedra em 1883

        Mirian Ritzel, Diretora do Arquivo Histórico Municipal, nos envia texto de 1883 que versa sobre o estado da Ponte de Pedra naquela época:

        Em rascunho de ofício (relatório) enviado ao presidente da Província, pela Câmara Municipal da Cidade da Cachoeira, sobre estado das pontes, dentre outros dados, em 1883, consta a informação de que:  "A ponte sobre o arroio Botucaraí na estrada geral para Rio Pardo, necessita de pequenos reparos em seu leito e de novo calçamento em suas entradas. Na margem esquerda do arroio a poucos metros de distância da ponte, há necessidade de fazer-se um pontilhão sobre um sangradouro que, apenas as águas saem do leito do arroio, impede o acesso à ponte".

       Esse documento é integrante do encadernado CM/S/SE/CR-017. 
      Neiva Köhler  -  Serviço de arranjo do Arquivo Histórico

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Gal. Avena no JP

        O Jornal do Povo, página 04 da edição de hoje, reporta a visita de despedida que o General Ítalo Fortes Avena fez a Cachoeira do Sul e o seu comprometimento e satisfação com as obras de recuperação da Ponte de Pedra, trabalho este executado pelo 3º BECmb:
                     LINK: Para ler esta reportagem no JP Digital, clique AQUI 

terça-feira, 21 de junho de 2011

Ponte de Pedra na Zero Hora - 2

          O Jornal Zero Hora, na página 46 da edição de hoje, publica na coluna Túnel do Tempo um relato da história da Ponte de Pedra e sobre a motivação do Grupo de Recuperação:

O General e a Ponte

            Hoje pela manhã, o General Ítalo Fortes Avena despediu-se dos militares do 3º Batalhão de Engenharia de Combate  de Cachoeira do Sul, sua cidade natal, onde foi homenageado por oficiais, pelas tropas, por autoridades civis e por integrantes do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra, que ele incentivou desde o seu início.

            Após a cerimônia, o Sargento Vanderlei Rauber relatou por meio de um audiovisual o andamento da recuperação da Ponte de Pedra e as soluções técnicas criativas adotadas para resolver os problemas encontrados nesta obra de 163 anos:

          O Gal. Avena elogiou a habilidade e a liderança do Sgtº Rauber, motivando seus comandados a superar as condições adversas de trabalho, dando o exemplo e atuando ombro a ombro.
         O General também enfatizou a importância da preservação do Patrimônio Histórico e o significado material e afetivo que tem a Ponte de Pedra para a comunidade cachoeirense. Considerou o trabalho que vem sendo realizado no monumento, uma contribuição do Exército Brasileiro para Cachoeira do Sul e reiterou o seu apoio para a conclusão das obras.
        
        O Prefeito Municipal, Dr. Sérgio Ghignatti, agradeceu em nome da cidade e salientou que esta histórica parceria revela que é possível realizar ações de resgate através de trabalho conjunto, dentro de um custo realista,onde quem ganha é a comunidade.
      
       O Arquiteto Osni Schroeder agradeceu em nome do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra e dos voluntários cachoeirenses engajados nesta campanha, o apoio incondicional que o General Ítalo Fortes Avena vem prestando às obras de recuperação deste monumento histórico.
                  O discurso, na íntegra, está disponível na Página Documentos.
LINK  Para acessar o conteudo,   clique AQUI

A visita do Gal. Avena

                                               COMUNICADO        
         Devido às fortes chuvas dos últimos dias, a visita do General Ítalo Fortes Avena (Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, em Brasília) à Ponte de Pedra e o evento programado para hoje no local, foram cancelados pelo comando do 3º Batalhão de Engenharia de Combate de Cachoeira do Sul.

         Apesar da Secretaria Municipal de Obras ter patrolado a estrada de acesso de 3Km, que tem um desnível em relação a algumas lavouras da região, a mesma encontra-se com trechos alagados e sem condições de receber um grande número de veículos, no momento.

       O evento programado será realizado nas dependências do 
3º BECmb - Batalhão Conrado Bittencourt, após a cerimônia de Formatura Militar.

Pedágio na Ponte de Pedra

     A colaboradora Profª Ione Sanmartin Carlos nos envia texto datado de 1884, explicando os termos de cobrança de pedágio na Ponte de Pedra:

     "Foi encontrado um documento nas correspondências recebidas pela Câmara Municipal, em 1886, referente a um edital chamando a quem quisesse arrematar o pedágio das pontes, dentre elas, a ponte de Botucaraí. É possível fazer comparação entre os valores apresentados para as arrematações das pontes." 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A maquete da Ponte de Pedra

       O colaborador do Grupo de Recuperação Engenheiro Civil Danilo Alves da Cunha confeccionou uma maquete de 60x40cm da estrutura da Ponte de Pedra, como era originalmente, assentada sobre o Rio Botucaraí e as ilhas que serão removidas:

       A proposta deste meticuloso trabalho artesanal é de auxiliar na visualização espacial, em três dimensões, do conjunto da estrutura do monumento histórico pelos encarregados da obra de recuperação.
       O Sargento Rauber gostou da idéia e já tem um conjunto de fotos para mostrar aos trabalhadores e também ao General Ítalo Fortes Avena, quando este será homenageado nas instalações especialmente montadas na Ponte de Pedra, no dia 21 de junho.

Pedra Fundamental

        O Sargento Vanderlei Rauber cedeu ao Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra, fotos em que registra vários momentos da reconstrução e detalhes técnicos da obra que administra.

      Na foto abaixo, a abertura das fundações - semelhante a trincheiras - custou muito trabalho e dedicação devido ao grande número e ao tamanho das pedras enterradas no solo úmido:
        Na foto abaixo, o momento da descoberta a mais de dois metros de profundidade,  da Pedra Fundamental da construção original da Ponte de Pedra. É um bloco retangular, com uma face em ângulo que serviu para alinhar o alargamento do lado esquerdo da cabeceira norte:

            Na foto abaixo, um fragmento de madeira original que serviu de guia e suporte para as fundações. Enterrado a 160 anos, está em boas condições e foi doado ao Museu Municipal de Cachoeira do Sul.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ação da Natureza

         Na foto abaixo o Engenheiro Agrônomo Jaceguay  Barros, integrante do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra, vistoria a ação nociva da natureza invadindo a estrutura da ponte:
                               
           Vista da ação de crescimento descontrolado da vegetação que ocasionou danos ao muro de contenção do aterro da ponte.
        Paralelamente às obras de recuperação da estrutura da Ponte de Pedra,  o nosso Grupo já se preocupa com as ações de proteção contra o crescimento desordenado da vegetação sobre a ponte e no seu entorno.
       O Engenheiro Agrônomo Jaceguay Barros, integrante do Grupo está desenvolvendo um trabalho de proteção ambiental da ponte e tem contado com a colaboração do Eng. Florestal Fernando Bernal, Eng. Agr. Silvio Franco e da Bióloga Patrícia Amaral para a realização de um levantamento quantitativo e qualitativo das espécies vegetais que por sua localização causam prejuizos à ponte. No local deve ser realizado um levantamento da vegetação do entorno de modo a subsidiar um projeto de recuperação de alguns pontos com espécies nativas típicas, visando também tornar o local mais aprazível. 
        A ação de descapoeiramento do entorno da ponte já está autorizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e estabelece regras rígidas de acompanhamento técnico e da
menor agressão ambiental possível, considerando a necessidade deste tipo de intervenção para garantir a estabilidade da ponte.

A Ponte de Pedra em Palmares

      A ponte de pedra no município de Palmares, tem quase a mesma idade da nossa, o mesmo princípio construtivo (pedras montadas e provávelmente os arcos em tijolos maciços), o mesmo alargamento da pista nas cabeceiras, com exceção de que os arcos da nossa são arcos plenos, e os da foto são arcos abatidos (rebaixados).
                Revista Lavoura Arrozeira edição maio/junho 1984

    Claro que tem mais uma diferença entre a ponte das fotos e a nossa:
    A ponte das fotos já caiu! 
    A nossa não vai seguir este caminho!   E é muito mais bonita...

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Obras em Ordem e em Progresso

      Hoje à tarde, integrantes do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra vistoriaram o canteiro de obras e constataram o bom andamento dos trabalhos, com visíveis progressos na reconstrução dos alicerces do lado esquerdo da cabeceira norte, que desabou:
    O Sargento Rauber, responsável técnico da obra de recuperação, colocou mais soldados para agilizar o serviço e preparar as bases da ponte antes que o nível do Rio Botucaraí suba novamente.
      Nesta luta contra as águas, contra o frio e contra o tempo, a equipe do 3º Batalhão de Engenharia e Combate trabalha com todas as forças para vencer esta missão histórica.
         Veja mais fotos destes trabalhos na Página Fotos Ponte de Pedra
         LINK:  ou então  clique AQUI

Thank You, General!

          O Gal Ítalo Fortes Avena, membro honorário do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra, é destaque na edição de hoje do Jornal do Povo conforme reprodução abaixo. Ele reitera seu apoio à conclusão da recuperação da Ponte histórica onde fará sua despedida da farda, de Cachoeira do Sul e do Brasil, indo cumprir uma importante missão na ONU, nos Estados Unidos da América.

      Muito obrigado, General.

      Seja bem-vindo!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Entrega das camisas do Pelé

        No evento da entrega das camisas sorteadas pela Ação entre Amigos da Cultura e do Patrimônio Histórico, o coordenador do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra Arquiteto Osni Schroeder doou ao Museu Municipal de Cachoeira do Sul uma peça de madeira datada do início da construção da Ponte de Pedra, encontrada submersa dentro das fundações que foram reparadas:
         Osni agradeceu aos integrantes do Grupo e a todas pessoas da comunidade que auxiliaram com trabalho ou doações e salientou a importância fundamental da participação ativa do 3º Batalhão de Engenharia e Combate disponibilizada pelo General Ítalo Fortes Avena e formalizada pelo Coronel Marcus Vinicius Fontoura de Melo, presente no evento.

          Durante a entrega das camisas da Seleção Brasileira autografadas pelo Pelé e explanações sobre todo o trabalho desenvolvido na recuperação, foi projetado um vídeo que mostra como vem sendo conduzida esta árdua tarefa pelo Sargento Rauber, Sargento Alexander e a equipe de soldados do 3º BECmb. 
                 

    Também presente o Grupo de Escoteiros Ibiraiaras que em 19 de novembro de 2010,
num ato simbólico, carregaram pedras tombadas da Ponte durante 30min.
     O Grupo ainda auxiliou na venda de números da Ação entre Amigos da Cultura e do Patrimônio Histórico.
   

Jornal: Ação entre Amigos da Cultura

          O Jornal O Correio, na página 8 da edição de hoje, publicou uma nota informando sobre o evento realizado ontem no saguão da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, onde foram entregues as duas camisas da Seleção Brasileira autografadas pelo Pelé, aos ganhadores: Loja Olímpica, representada pelo seu proprietário Sr. Ronaldo Trojhan e CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas, representada pelo seu Presidente Sr. Marco Antônio Salomão:

Jornal: Gal. Ítalo Avena

          O Jornal do Povo, na capa da edição de hoje, destaca a saída do General Ítalo Fortes Avena da carreira militar, assim como sua vinda até Cachoeira do Sul no dia 21 de junho para fazer uma última vistoria nas obras de recuperação da Ponte de Pedra e se despedir.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

General Avena na Ponte de Pedra

    Solenidade na Ponte de Pedra para o General Ítalo Avena

       No dia 21 de junho, Cachoeira do Sul receberá o seu filho ilustre, General Ítalo Fortes Avena  quando este estará formalmente encerrando sua vida na ativa do Exército Brasileiro.
      Às 9:30 horas haverá uma solenidade junto à Ponte de Pedra do Rio Botucaraí, onde estão sendo realizadas obras de recuperação com mão de obra e infra-estrutura do 3º Batalhão de Engenharia e Combate e orientação técnica do Departamento de Engenharia e Construção do Exército. Participam também na recuperação da nossa ponte histórica, cidadãos, entidades e empresas cachoeirenses que integram o Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra.

      O cachoeirense General Ítalo Fortes Avena, membro honorário do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra,  foi o grande incentivador para a formação e fortalecimento deste Grupo, visto que desde a primeira hora colocou toda o esforço e o conhecimento do Departamento de Engenharia do Exército, a serviço da recuperação da Ponte de Pedra. Sem a ação dele e do Exército, seria muito mais difícil recuperar a ponte como estamos todos fazendo.
     Todos estão convidados para conhecer as obras na ponte e principalmente homenagear este cachoeirense ilustre que efetivamente sempre esteve à ordem para ajudar Cachoeira do Sul nas suas demandas.

   A Ponte de Pedra, que nasceu e chegou até aqui graças à inventividade e cuidado de muitos conterrâneos, se pudesse, agradeceria a oportunidade de continuar viva, homenageando o Gal. Avena neste dia tão importante para a sua existência.

Vistoria às obras da Ponte de Pedra
Data                       21 de junho de 2011
local                       Ponte de Pedra do Rio Botucaraí-Cachoeira do Sul
hora                       9:30 horas

    No evento será apresentado sucintamente um relato técnico dos trabalhos executados e por executar, além de uma manifestação em nome do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra

Camisas do Pelé, Hoje - 2

      O Jornal O Correio, na página 4 da sua edição de hoje, publicou uma nota divulgando o sorteio das camisas da Seleção Brasileira pela Ação entre Amigos da Cultura e do Patrimônio Histórico:
Errata:  Os ganhadores das camisas foram a Loja Olímpica (adquiriu um
               talão completo) e o CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas 
              (adquiriu um talão completo) e não como consta na nota acima.

Camisas do Pelé, Hoje

       O Jornal do Povo divulga, no suplemento JP2 de hoje, matéria sobre a Campanha de Captação de Recursos inicializada com a Ação entre Amigos da Cultura e do Patrimônio Histórico que sorteou pela Loteria Federal de sábado passado duas camisas da Seleção Brasileira, autografadas por Pelé.

         Conforme informado na reportagem, lembramos que a entrega dos prêmios ocorrerá nas dependências da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, hoje às 17h40m.

Todos os colaboradores da campanha, assim como a
comunidade cachoeirense, estão convidados para o evento.  

sábado, 11 de junho de 2011

Resultado da Loteria Federal

    Transcrevemos abaixo o resultado oficial da Loteria Federal, divulgado hoje às 19hs pelo site da Caixa Econômica Federal:

     Os ganhadores da Ação entre Amigos da Cultura e do Patrimônio Histórico são:

     Número 418:   Loja Olímpica   (adquiriu um talão completo)
     Número 188:   CDL  (adquiriu um talão completo)

     O Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra agradece a todas as pessoas físicas e jurídicas que participaram desta campanha, possibilitando assim a captação dos recursos necessários para o início das obras de reconstrução deste importante monumento histórico.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Os trilhos na Ponte

        Hoje à tarde era grande a movimentação (de pedras e de soldados) na lateral esquerda da cabeceira norte que desabou.
        Aproveitando o tempo seco, o Sargento Rauber instruiu os soldados do 3º Batalhão de Engenharia e Combate a erguerem dois trilhos de trem, que servirão de suporte estrutural ao arco danificado:

Clique sobre a foto para visualizar em tela cheia. Depois clique em voltar
na barra superior do seu navegador, para retornar a esta página.
       Mesmo com o solo encharcado pela umidade, muitas pedras pelo caminho e com um pouco de frio, o serviço está rendendo bem e as valetas que abrigarão as novas fundações ganham forma:
          O moral da tropa está alto e lutando contra as dificuldades. Com todo este esforço os trabalhos seguem com competência e profissionalismo.
 
      A Ponte de Pedra começa a ser reerguida.

Conta da AMICUS

        Por sugestão do colaborador Luciano Iserhardt Scherer, divulgamos abaixo o CGC da AMICUS, para viabilizar transferências interbancárias por meio eletrônico/internet:

       CGC AMICUS:   90.805.482/0001-40

     Também transcrevemos abaixo os números das contas e respectivos bancos para onde devem ser direcionadas as doações:

Se for transferência ou depósito no Banco do Brasil,
os dados são: Banco 001 Agência 042-6 Conta 28399-1

Se for transferência ou depósito de outros Bancos, os dados são:
Banco UNICRED: conta AMICUS - PONTE DE PEDRA
Banco 091 - Agência 1830 Conta 28399-1

      
       Solicitamos a todos os colaboradores que, após efetuarem suas contribuições, enviem um e-mail para o endereço eletrônico abaixo com
seu nome (ou pseudônimo) e o valor depositado. Obrigado.

          pontedepedra2011@gmail.com

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sorteio e entrega das camisas

          Dia 11 de junho (próximo sábado) ocorre o sorteio da Loteria Federal que decidirá quem são os dois ganhadores das camisas Nike oficiais da Seleção Brasileira de Futebol, autografadas pelo Rei Pelé.
          No dia 13 de junho será realizado um evento nas dependências da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, para entrega aos sorteados, conforme convite abaixo: 

      Ainda restam alguns números com os seguintes colaboradores:

      Grupo de Escoteiros Ibiraiaras
      Drª Rosele Salzano
      CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas
      Engº Agrônomo Silvio Franco
      Sorveteria DoceDeleite (Rua 7)
 
      A Loja de Presentes CHONOKO, contribuiu com estas duas belas embalagens, mostradas abaixo (clique na foto para ampliar)
     Não perca esta última oportunidade de ganhar uma destas peças de colecionador!

   Com apenas R$5,00 você concorre ao sorteio e também estará colaborando para salvar este Monumento Histórico.