quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Visita às obras

           Ontem pela manhã, sob um sol de 35º, integrantes do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra visitaram o local das obras, acompanhados pelo Sgtº Rauber (que está em férias, mas prontificou-se a auxiliar sempre que lhe for possível)

           O grupo de soldados do 3º BECmb, agora comandados pelo novo encarregado das obras (Sargento Alexander Carvalhal Ferreira), conseguiu coletar metade das pedras necessárias para restaurar a base dos muros laterais:

         O tempo seco tem ajudado para que esta fase tenha uma rápida evolução. Apesar do excessivo calor da última semana, o trabalho continua intenso.

         As partes internas dos muros estão praticamente recuperadas, faltando finalizar alguns acabamentos e também reconstruir a base, com pedras semelhantes às originais. O Grupo analisou e aprovou o meticuloso trabalho executado.

       Além das obras de restauro da parte superior da ponte e aproveitando o baixíssimo nível das águas, o Sgtº Carvalhal orientou seus comandados a retirarem os sacos preenchidos com areia (ensecadeiras), que foram utilizados para desviar o Rio Botucaraí e assim viabilizar o conserto das fundações dos pilares centrais

                Muitos destes sacos com areia ficaram enterrados no lodo e deram bastante trabalho para serem removidos, mas não poderiam ficar no local para não modificar o ecossistema. As lacunas foram preenchidas com pedras originais da base da ponte, que auxiliarão no combate à erosão em épocas de enchentes.



O Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra reconhece
o árduo trabalho destes incansáveis combatentes, que
sob condições adversas não medem esforços para cumprir
sua nobre missão de resgatar nosso patrimônio histórico.

________________________________________________________


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário