segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

VISTORIA TÉCNICA NO PAÇO MUNICIPAL

         Aconteceu hoje, 14 de janeiro de 2013 às 09 horas, a vistoria técnica programada para definir as primeiras intervenções emergenciais nas obras de estabilização e restauro do Paço Municipal de Cachoeira do Sul.

        Integrantes do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, decidiram encaminhar formalmente ao Sr. Prefeito Neiron Viegaspara sua aprovação, as seguintes definições e roteiro de trabalho:

     Roteiro inicial de trabalho:

     1. Remover totalmente os materiais móveis ainda existentes no prédio, com exceção daqueles de um setor ainda em uso na parte dos fundos, cujo local  não será objeto de intervenção imediata.    

  2. Executar um tapume de madeira, na parte frontal do prédio, para proteção dos pedestres que circulam no local. Inicialmente, considerando o local de intervenção que é o telhado central, não há necessidade de fechamento total do prédio com tapumes externos.   

  3. Isolar e desligar a instalação elétrica do prédio, como forma de garantir uma maior segurança contra acidentes com choques e risco iminente de incêndio.



     Após estes procedimentos iniciais, descritos acima:

1. realizar escoramento das estruturas de madeira, a fim de garantir segurança contra desabamentos

2. remover o telhado da parte central

3. recuperar a estrutura de madeira da cobertura da parte central

4. montar o telhado, a partir de telhas iguais às originais. 

---------------------------------------------------------------------------------------------


O APOIO DO Sr. PREFEITO MUNICIPAL NEIRON VIEGAS


         O Sr. Prefeito Neiron Viegas demonstrando o seu total apoio ao projeto de restauração do Paço Municipal de Cachoeira do Sul, designou representantes do Município na vistoria técnica efetuada hoje. Ele próprio participou em um momento posterior, inteirando-se das estratégias previstas pelos profissionais do Movimento Voluntário para atingir o objetivo de estabilizar e restaurar o prédio do Paço Municipal.

         O Sr. Prefeito Neiron Viegas foi informado detalhadamente das ações necessárias, e de pronto já determinou à sua equipe a desocupação do prédio, com vistas a viabilizar a realização de obras de escoramento estrutural e a troca das coberturas do telhado. 

     

ALGUMAS DEFINIÇÕES:

     A. O tapume frontal será instalado na linha do meio fio, prevendo-se um corredor para passagem de pedestres junto ao espaço de estacionamento oblíquo de veículos que será, então, proibido. 
    B. O acesso de materiais para obras internas se dará pela porta principal do prédio. O acesso para obras externas, se dará junto ao pátio do fundo (acesso secundário do gabinete do prefeito) sendo os materiais elevados para um terraço na parte superior da antiga cadeia que existia no local. 
    C. As telhas do prédio serão avaliadas, tanto na sua quantidade, quanto nas suas condições físicas. Está em estudo a possibilidade de mandar fabricar telhas semelhantes às originais, assunto que será encaminhado ao COMPAHC, para avaliação e manifestação.
    D. Foi sugerida e aprovada, ali mesmo em frente ao Paço Municipal, a ideia de, acompanhando os procedimentos de estabilização da cobertura, que significará também a estabilização da platibanda em forma de triângulo, que contém o brasão da República, de marcar-se simbolicamente o projeto de restauração com a recuperação imediata do conjunto da sacada central (constante da sacada, grade de ferro, porta de madeira e moldura da alvenaria). Nesta sacada a grade de ferro tem um porta bandeira, que receberia a bandeira do município, pelo menos até que a restauração total fosse concluída.  


Engº Enio Ivan Bock
          Acompanhou os trabalhos de hoje, o Engenheiro Civil Enio Ivan Bock, que avaliou in loco as patologias em alvenarias da fachada frontal e lateral sul. O Engº Bock, do alto da sua larga experiência,  sugeriu que as fissuras foram resultado do crescimento de raízes das tipuanas que haviam na parte frontal do prédio, que forçaram a movimentação da fundação. Sugeriu o procedimento de tornar inertes as raízes, já que as árvores já foram arrancadas, e de um trabalho de reforço na fundação agredida pela força da natureza. 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------


   O apoio e a vontade demonstrada pelo Sr. Prefeito, motiva
ainda mais o nosso grupo de voluntários aos trabalhos
de restauração deste inestimável prédio histórico. 


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Curiosidade

        O Jornal O Correio, parceiro na divulgação do restauro do Paço Municipal de Cachoeira do Sul, afirmou em um dos seus títulos da edição do fim de semana (12 e 13 de janeiro de 2013) que o "o telhado do Paço Municipal foi feito nas coxas" .

         "A expressão "nas coxas" tem uma interpretação, hoje, muito diferente da conotação de antigamente quando supostamente afirmavam que as telhas de "canoa" (ou capa e canal), característica das antigas construções portuguesas, tinham seus moldes feitos em coxas humanas, provavelmente até de escravos. A interpretação, de hoje, da expressão nas coxas sugere algo que foi mal feito ou de forma não completa, inacabada. Então, a frase do jornal pode sugerir que a cobertura do Paço Municipal teria sido executada de forma errada.
       Na realidade a cobertura, assim como a edificação, do Paço Municipal de Cachoeira do Sul foi construída dentro da boa técnica da época, o que se comprova pela sua condição estável ao longo de mais de uma centena de anos e que agora, por falta de manutenção, encontra-se em estado precário."

                                                                                                                                                                                     Arqtº Osni Schroeder

LINK:  Clique aqui para acessar a Página JORNAIS


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Teatros ao lado do Paço Municipal 

           A Historiadora Profª Mirian Ritzel nos enviou fotos e textos sobre o Paço Municipal de Cachoeira do Sul, contando um pouco da sua história e dos teatros que existiram ao seu lado. O material encontra-se na Página Preservação do Paço Municipal, no painel da direita e também pode ser acessado através do link abaixo:


---------------------------------------------------------------------------------------

JP Digital e O Correio impresso

           O Jornal do Povo, em sua edição digital de 15 de janeiro de 2013 e o Jornal O Correio de 17 de janeiro de 2013, fizeram reportagens sobre a vistoria técnica postada acima que estão reproduzidas na Página JORNAIS (pode ser acessada pelo mesmo Link do item Curiosidade, acima).

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário