sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Reunião Semanal - 21/02/2013

         A reunião desta quinta-feira, dia 21, às 9h30min  na sede da Inspetoria do CREA/RS, teve a presença dos membros do Movimento de Restauração do Paço Municipal abaixo relacionados:

Danilo Alves da Cunha - Vanderlei Rauber - Elizabeth Thomsen - Hugo Reinaldo Filippini
Renato F. Thomsen - Mirian R. M. Ritzel - Bianca da Cunha Nunes - Ione Sanmartin Carlos

        Discutimos as sugestões do Arquiteto Júlio Ramos, da cidade de Venâncio Aires/RS e do diretor do IPHAE, Arquiteto Eduardo Hahn, de Porto Alegre/RS e chegamos a um consenso sobre a forma como serão desenvolvidos os trabalhos emergenciais assim como a futura restauração do prédio do Paço Municipal de Cachoeira do Sul.

       Também estamos preparando o Levantamento Métrico Arquitetônico para auxiliar no projeto de restauro, bem como a pesquisa histórica com a descrição, dados e informações sobre a evolução do monumento, com todas as modificações e acréscimos sofridos ao longo do tempo. O levantamento fotográfico está documentando estas descobertas com registros de detalhes das alterações na construção. Também foram analisadas várias fotos antigas que registram como era o interior do prédio. Estas imagens, com grande valor histórico, que fazem parte do acervo pessoal do ex-Prefeito e ex-presidente da Câmara Municipal Dr. Júlio Cesar Mandagaran Caspani, serão escaneadas no Museu Municipal e passarão a fazer parte da documentação do projeto.

      Tivemos a presença do Sargento Rauber, do 3º Batalhão de Engenharia de Combate e, juntamente com Dr. Danilo Alves da Cunha, presidente do COMPAHC, discutimos e relacionamos o material necessário a ser adquirido pela Prefeitura Municipal para o escoramento emergencial do telhado no segundo pavimento do prédio. Os andaimes, tapumes e os equipamentos individuais de proteção individual serão discutidos e relacionados assim que o Arquiteto e especialista em Segurança do Trabalho Osni Schroeder retornar de Brasília/DF

      Esperamos iniciar as obras a partir do dia 4 de março, data em que o Sr. Prefeito Municipal Neiron Viegas prometeu concluir a desocupação e a retirada do material depositado naquela edificação histórica.

     Sabemos das dificuldades inerentes para uma obra deste porte,
mas estamos confiantes que a importância histórica desta edificação
 irá garantir os recursos necessários para a sua preservação.
-----------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário