quinta-feira, 14 de março de 2013

Reunião Semanal - 14/03/2013

           A Coordenadora Geral do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, Arqtª Elizabeth Thomsen, dirigiu os trabalhos, distribuindo tarefas e agendando um encontro no Paço, para o dia 18 de março de 2013, que posteriormente foi transferido para dia 1º de abril, a  fim de receberem as chaves da edificação, o que oficializará o início dos trabalhos de escoramento emergencial do telhado no segundo pavimento do prédio histórico.
         O adiamento da desocupação deve-se às dificuldades decorrentes da complexidade  do processo de transferência do Arquivo lá existente, que armazena documentos administrativos importantes que devem ser catalogados por pessoal especializado e realocados em local adequado.
Presenças reunião do dia 14:
Ione Sanmartin Carlos - Osni Schroeder - Danilo Alves da Cunha - Mirian R. M. Ritzel
Claiton F. Nazar - Thiago Faccin Cazarotto - Renato F. Thomsen - Elizabeth Thomsen

         Na reunião de hoje foram tratados assuntos de ordem logística em andamento, para que estejam resolvidos assim que iniciarem os trabalhos emergenciais de restauração do Paço Municipal. Um destes assuntos aborda o tratamento contra a ação de insetos nas madeiras que serão utilizadas na recuperação da estrutura da cobertura do prédio. Esta questão está sendo coordenada pelo colega Engº Agrônomo Claiton Nazar.

        Discutiu-se o trânsito de caminhões pesados no espaço frontal do Paço Municipal, apesar de sinalização indicativa da proibição de trânsito para estes veículos de carga. Foi relatado que durante o período do dia há respeito à proibição, fato que não acontece à noite quando a fiscalização é praticamente inexistente. Decidiu-se oficiar à Prefeitura Municipal para cientificá-la do problema e solicitar as providências cabíveis. Comprovadamente, o trânsito de veículos pesados no local de concentração de edificações históricas é altamente prejudicial à integridade física das mesmas.

       Outra ação importante é a consolidação do Plano de Trabalho para Restauração do Paço Municipal, documento necessário para efetivação da parceria com o 3º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em Cachoeira do Sul. O 3º BECmb está preparado e dispõe de técnicos experientes para realizar os trabalhos preliminares de escoramento da estrutura de entrepiso, forros e coberturas. 


       O Movimento Pela Restauração do Paço Municipal de Cachoeira do Sul acredita no sucesso deste histórico empreendimento, especialmente pela participação da Engenharia do Exército Brasileiro que, com todo o seu conhecimento técnico, mais uma vez estará prestando inestimável serviço à nossa comunidade.


       No espaço de discussão sobre assuntos gerais de interesse da obra de restauração, mais uma vez ficou consolidado o princípio que formou o Movimento, que é valorizar acima de tudo a preservação daquela edificação histórica, suplantando dificuldades técnicas, logísticas e de recursos financeiros.


-------------------------------------------------------------------------




                   O Fotógrafo Robispierre Giuliani, parceiro do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, produziu um ensaio fotográfico aéreo sobre o entorno da Praça Balthazar de Bem. Ele cedeu 46 belas imagens, das quais reproduzimos o detalhe ampliado acima e as duas reproduções abaixo:


                Estes registros, feitos pelo experiente profissional, irão auxiliar no estudo das patologias nos telhados do Paço Municipal e também servirão de subsídio ao trabalho de medição para o projeto do futuro Centro Histórico de Cachoeira do Sul, que integrantes do COMPAHC estão desenvolvendo na área em questão.


O nosso muito obrigado, amigo Robis!
----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário