quinta-feira, 4 de abril de 2013

Reunião semanal - 04/04/2013

Presenças na reunião do dia 04:
 Danilo Alves da Cunha - João Silveira Goulart - Thiago F. Cazarotto
Mirian R. M. Ritzel - Claiton Fernando Nazar - Bianca C. Nunes
 Renato Fontanari Thomsen - Elizabeth Thomsen


            Iniciamos a reunião de hoje justificando o adiamento das obras de escoramento do prédio do Paço Municipal com o relato das dificuldades operacionais para a transferência do Arquivo Intermediário e a consequente liberação da edificação, a fim de dar início às obras emergenciais e escoramento preventivo.

           Também na reunião de hoje, ficou agendada uma visita oficial à coordenadora do Curso de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Maria, Arquiteta Siomara Müller, na próxima quarta-feira para solicitar a cooperação da UFSM no restauro do Paço Municipal de Cachoeira do Sul.  
          O Delegado Dr. João Silveira Goulart, tesoureiro do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra relatou que a conta da UNICRED cedida pela AMICUS para o Grupo foi encerrada e sugeriu que o saldo de aproximadamente R$180,00 seja transferido para uma nova conta criada para o Paço Municipal, a fim de receber futuras doações para despesas emergenciais.  Sua decisão de colaborar com o Movimento pelo Restauro do Paço Municipal como tesoureiro foi recebida com entusiasmo por todos os presentes. Na próxima semana solicitaremos à presidente da AMICUS , Profª Eliane Schuch, a abertura da nova conta, o que havia sido acordado informalmente no início deste ano.

         A Profª Mirian R. M. Ritzel sugeriu o envio de uma nota de esclarecimento aos formadores de opinião, colunistas, cronistas e líderes da nossa comunidade relatando os esforços, nem sempre compreendidos e valorizados, que tem sido feitos pela preservação do patrimônio histórico de Cachoeira do Sul  ao longo dos anos.

      Encerramos a reunião reverenciando a visão e iniciativa da falecida Profª Nelda Scheidt, que já em 1993 apresentou um ambicioso projeto para restaurar o Paço Municipal, o Chateau D'Eau e a Catedral, denunciando as patologias que já se percebiam na época. Seu projeto incluía desenhos de sua autoria, com legendas indicando as cores a serem utilizadas na pintura. Infelizmente a cópia (reproduzida abaixo) que chegou ao nosso conhecimento é em preto e branco.
------------------------------------------------------------------------------------------------------

           Com relação aos documentos depositados no antigo arquivo do Paço Municipal, fomos informados de que os mesmos seriam transferidos para o prédio da Rua Gabriel Leon, contíguo ao prédio do Paço Municipal, onde já está localizado o Arquivo da Secretaria da Administração, porém as salas foram destinadas ao CRAS, que tinha problemas de acessibilidade na sua sede anterior localizada no setor sul do Estádio Joaquim Vidal. Com isto, a antiga sede do CRAS abrigará provisoriamente os documentos que estão sendo removidos e catalogados pela arquivista Jane Jorge, da cidade de Santa Maria/RS, que foi contratada para auxiliar neste processo, assim como pelas funcionárias  Karen Rejane Machado Pereira Janice de Lara e Gilmara da Rosa coordenadas pelo diretor Paulo Senna pela secretária municipal da Administração Cristina Mór.


         As fotos abaixo mostram o trabalho desta equipe, que iniciou na manhã de hoje:
  


          Funcionários da Secretaria de Obras, STAS e SMAM trabalharam em conjunto, removendo e transportando os documentos, superando grandes dificuldades. Soldados da Guarnição Federal de Cachoeira do Sul auxiliaram na transferência dos documentos para o pavimento térreo quando a chuva torrencial na parte da tarde impediu a remoção pelo telhado.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário