quinta-feira, 11 de abril de 2013

Reunião semanal - 11/04/2013

Presenças na reunião do dia 11:
 Danilo Alves da Cunha - Hugo Reinaldo Filippini - Thiago F. Cazarotto
Mirian R. M. Ritzel - Ione Sanmartin Carlos - Bianca C. Nunes
 Jussara M. A. Garske - Renato F. Thomsen - Elizabeth Thomsen

               A reunião de hoje iniciou com o relato da bem-sucedida reunião com a Arquiteta Siomara Müller, coordenadora do Curso de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Maria, para quem entregamos o ofício do Sr. Prefeito Neiron Viegas solicitando cooperação e apoio técnico para a restauração do prédio do Paço Municipal de Cachoeira do Sul e obtivemos a sua adesão imediata.
             O grupo de voluntários discutiu os detalhes técnicos desta colaboração da UFSMtambém a logística das visitas de Arquitetos e alunos daquela Universidade que incluem transporte, alimentação, hospedagem, equipamentos de proteção individual (EPIs), etc.
            Na sequência houve a troca de idéias sobre a disposição e os materiais dos tapumes necessários para a obra de escoramento emergencial do telhado no andar superior e as obras posteriores que se fizerem necessárias. Na primeira etapa optamos por isolar apenas o trecho frontal do prédio do Paço Municipal, voltado para a Rua Quinze de Novembro. A fachada voltada para a Rua Gabriel Leon não terá tapumes nesta etapa inicial porque a rua é muito estreita, tem trânsito de ônibus, caminhões dos Bombeiros, vans escolares e circulação intensa de alunos. Para evitar acidentes nesta lateral, serão removidos todos os vidros e peças soltas das esquadrias, que serão protegidas com lona plástica, para evitar entrada de chuva, pombas, morcegos, etc.


            As Professoras Ione Sanmartin Carlos e Mirian R. M. Ritzel  relataram fatos históricos sobre a antiga Cadeia anexa à Casa de Câmara, que foi ali implantada em maio de 1865, a criação e dissolução da Guarda Municipal e a utilização do prédio do Paço Municipal também para abrigar soldados retornando da Guerra do Paraguai, com doenças respiratórias, em função dos rigorosos invernos gaúchos. Todos estas informações farão parte do detalhado levantamento histórico que embasa o projeto de restauro. Também solicitaremos ao Sr. Prefeito Neiron Viegas que as duas pesquisadoras possam aprofundar seus estudos no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, em busca das plantas originais e outros dados sobre as reformas e acréscimos posteriores naquela edificação no decorrer destes 148 anos de uso ininterrupto.

          Por sugestão do Sr. Prefeito Neiron Viegas está sendo organizada uma visita oficial à cidade de Jaguarão/RS para estudar a metodologia utilizada e os mecanismos de proteção ao patrimônio histórico que lá estão sendo implementados com sucesso.

Agradecemos a presença de todos os participantes da reunião, unidos na busca de:
"Realimentarmos o espírito de luta e reavivarmos a chama
do nosso insuperável anseio de resgatar o que ainda for 
possível da memória cultural da nossa querida Cachoeira"

 (como disse nosso ex-Prefeito Julio Cesar Caspani )

-------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário