quinta-feira, 25 de abril de 2013

Reunião semanal - 25/04/2013

Presenças na reunião do dia 25:
 Danilo Alves da Cunha - Osni Schroeder - Claiton F. Nazar
Mirian R. M. Ritzel - Hugo R. Filippini - Bianca C. Nunes
  José D. Esber - Renato F. Thomsen - Elizabeth Thomsen

Na reunião de hoje foram debatidos os temas abaixo:

- Apoio da Celetro para tratamento das madeiras, cedidas para restauro do telhado, em autoclave.
- Adequação do nosso Plano de Trabalho, para escoramento emergencial e restauração parcial (1ª fase) do telhado do piso superior do prédio do Paço Municipal, ao padrão oficial do Estado-Maior do Exército Brasileiro.
Entrega do Plano de Trabalho ao Comandante do 3º BECmb, Tenente-Coronel Ronaldo Brancalione, no dia 02 de maio de 2013 às 09h30m, no Gabinete do Sr. Prefeito Neiron Viegas.
- Algumas mesas e cadeiras do mobiliário original da Câmara de Vereadores, que não estão sendo utilizados (devido à redução do número de edis) poderão ser cedidos para o salão no 2º pavimento do Paço, mas os demais continuarão sendo utilizados pela Câmara Municipal mesmo após a futura mudança de endereço, quando for restaurado o Palácio Legislativo João Neves da Fontoura.
- Foram relatadas novas idéias para a destinação (ou uso comunitário) do prédio do Paço Municipal, após seu restauro e programa de necessidades: uso cultural, fruição do espaço pelos cidadãos, Gabinete de eventos do Prefeito, sala de reuniões do COMPAHC e dependências para o Arquivo Histórico Municipal de Cachoeira do Sul. Assim como a localização e tipos dos acessos, sanitários, acessibilidade, etc.
- A pedido do Sr. Prefeito Neiron Viegas, será enviado convite oficial para Dr. Júlio Cesar M. Caspani, nosso colaborador e incentivador, para participar das atividades do Movimento pelo Restauro do Paço Municipal.
- Sr. João Augusto Costa e Silva, ex- Secretário da Fazenda, nos acompanhará em visita a ser agendada ao prédio do Paço e descreverá a utilização e as reformas efetuadas naquela edificação nos anos 80.
- Sr. Jorge Luiz Moraes, ex- funcionário, também nos acompanhará em visita ao prédio do Paço e relatará a utilização e as reformas na edificação, efetuadas posteriormente.
- Foi proposto agendar uma reunião com Diretor das Obras, Sr. Jeferson A. Silveira, para tratar da participação  do Departamento Técnico daquela Secretaria na elaboração de projetos e execução das obras emergenciais.
- Foram discutidas estratégias e mecanismos de captação de recursos para investimentos em Cultura e Patrimônio Histórico, aplicáveis ao projeto de restauro do Paço Municipal.
- Adesão dos membros do Movimento ao almoço para arrecadar fundos para o Memorial Nacional do Arroz, promovido pelo IRGA e Rotary Clube de Cachoeira do Sul.

- Também foi relatada a visita técnica às dependências do prédio do Paço Municipal, agora desocupado do material e móveis ali depositados, no dia 19 passado:
A Secretaria Cristina Mór, da Administração, acompanhou a Arquiteta Elizabeth
Thomsen e a estagiária Bianca Nunes na vistoria das salas e salões da edificação histórica

Na oportunidade foram tomadas mais algumas medidas dos espaços internos
para subsidiar o Plano de Trabalho e complementar o projeto de restauração.


O presidente do COMPAHC, Eng. Civil Dr. Danilo Alves da Cunha,
também fez-se presente, participando da vistoria, verificando a
 limpeza efetuada e o estado geral das dependências do prédio. 


Foi constatado que, desde a última vistoria, o estado do telhado piorou bastante.

Observa-se que o apoio está cedendo e as telhas quebrando.

Cairam fragmentos do revestimento da parede frontal que sustenta o telhado:

Espera-se que estes problemas pontuais sejam resolvidos logo após a assinatura do
convênio entre a Prefeitura Municipal e o 3º Batalhão de Engenharia de Combate.

------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário