quinta-feira, 16 de maio de 2013

Reunião semanal - 16/05/2013

Presenças na reunião do dia 16:
 Danilo Alves da Cunha - Mirian R. M. Ritzel - Tiago F. Cazarotto - Bianca C. Nunes 
José Esber  - Bruna F. Müller - Catiele Fortes - Renato Thomsen - Elizabeth Thomsen

              Iniciamos a reunião dando as boas vindas à nossa nova colaboradora, acadêmica de Arquitetura da UFRGS, quase formanda, Catiele Fortes, que enriquecerá o movimento com seus conhecimentos acadêmicos atualizados.
               Agradecemos ao Dr. Danilo Alves da Cunha, e a José Delmar Esber pelo  trabalho de remoção de materiais inservíveis do prédio do Paço Municipal, realizado com funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

              A remoção de carpetes e chapas de Duratex, nas salas posteriores do andar superior, evidenciou os danos causados pelos cupins, mas também revelou as largas tábuas originais do assoalho retratadas por Renato F. Thomsen e postadas neste Blog. Este registro propiciou a visualização fácil e rápida para a Profª Siomara Müller, do Curso de Arquitetura da UFSM, em Santa Maria/RS e para Renato Konrath, da empresa  Acquaquímica, em Estância Velha/RS, agilizando nossos contatos para solucionar estes graves danos. Observe que as tábuas da sala à direita, que estavam cobertas com camadas sucessivas de remendos, são muito mais largas, possivelmente mais antigas que as da Sala do Conselho, mais estreitas e que, certamente, já foram substituídas. Estas descobertas levam a novas e interessantes indagações.



              Compartilhamos com os demais membros do Movimento a Moção de Cumprimentos pela coordenação das obras de restauração do Paço Municipal, enviada pelo Presidente da Câmara de Vereadores Sr. Luis Alberto Paixão, por iniciativa do vereador Sr. Jeremias Madeira. Enviaremos à Câmara nosso agradecimento e a relação dos demais voluntários que nos encorajaram a aceitar o desafio e nos apoiam nesta iniciativa comunitária:
-------------------------------------------------------------------------

             A Profª Mirian Ritzel, questionada sobre a utilização do prédio do Paço Municipal como Juri e Cadeia relatou que Borges de Medeiros foi nomeado delegado de Polícia em Cachoeira  logo depois da proclamação da República e certamente exerceu seu trabalho no prédio.O livro "Comarca :150 anos de História", de Tupinambá Azevedo, citado por Mirian Ritzel, aponta as sucessivas localizações do Fórum:  no sobrado de Davi Barcelos na rua Sete (do lado esquerdo do atual estacionamento do Supermercado Tischler), no Paço Municipal, no prédio do 2º teatro reformado após o desabamento do telhado .

              As acadêmicas de Arquitetura Bianca Nunes, Bruna Müller e Catiele Fortes compartilharam suas experiências, os novos softwares gráficos disponíveis para elaboração de projetos, a possibilidade de trazer cursos e palestras para Cachoeira do Sul.
             O Arquiteto Thiago F. Cazaroto sugeriu a elaboração de uma exposição didática com o material histórico e fotográfico  coletado até agora e obteve aprovação unânime de todos os presentes.Foi sugerida a montagem de um audiovisual, que ficará a cargo de Thiago  F. Cazaroto  e da nova participante, acadêmica de Arquitetura Catiele Fortes .
              Os colaboradores Bruna Müller e Mateus Melo já visitaram o Paço Municipal, acompanhados pela coordenadora,  e iniciarão o levantamento cadastral na próxima semana.

             Agradecendo o apoio recebido na recuperação da Ponte de Pedra e prometido na futura restauração do Paço Municipal, membros do Movimento participarão da Assembléia da AMICUS,  hoje às 18 horas na Casa de Cultura.
          A AMICUS completa 30 anos de atuação transparente e irrepreensível, apoiando todas as manifestações culturais de Cachoeira do Sul, especialmente a Feira do Livro. Devemos muito a Eliane Schuch que participou 27 anos deste trabalho, como vice, como secretária e como presidente.
----------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário