quinta-feira, 23 de maio de 2013

Reunião semanal - 23/05/2013

Presenças na reunião do dia 23:
Osni Schroeder - Danilo Alves da Cunha - Claiton F. Nazar - Mirian R. M. Ritzel
Ione Sanmartin Carlos - Jussara Garske - Cristiano Schumacher - Tiago Cazarotto
José Delmar Esber  - Bruna F. Müller - Renato F. Thomsen - Elizabeth Thomsen



Principais deliberações:

          A reunião do dia 23 de maio iniciou com o relato da mobilização e da preocupação de diversos membros do movimento com os possíveis efeitos colaterais danosos que poderiam advir pelo lançamento de fogos de artifício no sábado, dia 18, defronte ao prédio histórico do Paço Municipal, após cerimônia de casamento celebrada na Catedral Nª Sª da Conceição. Estiveram no local a Coordenadora Arqtª Elizabeth Thomsen, a representante do COMPAHC Profª Ione S. Carlos e o colaborador José D. Esber, que apesar do temor pela integridade do bem tombado, decidiram não interferir na queima do material inflamável porque o encarregado pelos disparos é um profissional idôneo, experiente, tinha autorização da Polícia Civil e comandou pessoalmente o evento. Segundo ele, acidentes com fogos só acontecem por negligência, imprudência ou imperícia e que, neste caso, segundo ele, todos estes fatores estariam fora de questão. Ficou decidido que iremos contatar com o nosso tesoureiro, Del. João Goulart para saber mais dados técnicos e também detalhes sobre a concessão de licenças para este tipo de evento. Nosso objetivo é evitar riscos para os transeuntes, causados por fragmentos de vidros das esquadrias danificadas, além de possíveis incêndios e abalos por explosões.

        O Coordenador-adjunto, Arqtº Osni Schroeder, relatou contato com nosso outro Coordenador-adjunto, Sgtº Vanderlei Rauber, sobre sugestões do Cel.Marcus Vinicius Fontoura de Melo (ex-Comandante do 3º BECmb, que chefiou os trabalhos de recuperação da Ponte de Pedra e que agora está sendo transferido para Washington/USA), para captação de recursos com deputados em Brasília/DF, com vistas ao futuro restauro do prédio do Paço Municipal de Cachoeira do Sul.

        Participou da reunião o novo Secretário de Governo, Sr. Cristiano Schumacher, para se inteirar das atividades do Movimento, das necessidades a serem supridas para o bom andamento dos trabalhos emergenciais no Paço  Municipal e especialmente dos dados relativos ao convênio com a UFSM.

       Aproveitando a oportunidade, solicitamos ao Secretario de Governo agilizar os pedidos pendentes em diversas Secretarias Municipais, abaixo listados:

- Transferência da central telefônica do prédio do Paço Municipal: dificuldades com a  operadora OI, para a transferência dos ramais para a nova central.
-  Aquisição dos materiais para escoramento emergencial e substituição do telhado do segundo pavimento.
- O presidente do COMPAHC, Engº Civil Danilo Alves da Cunha solicitou a remoção da fiação elétrica existente no prédio do Paço Municipal, para evitar riscos de curto-circuito como o ocorrido na remoção de materiais inservíveis ocorrida no dia 14 de maio.
- Fiscalização da proibição de tráfego de veículos pesados no entorno do Paço Munipal.
- Sugestão do Engº Agrônomo Claiton F. Nazar para a remoção da vegetação invasiva nas calhas e condutores, assim como de raízes das tipuanas cortadas no passeio público fronteiro ao prédio do Paço Municipal.
- Solicitação de recursos financeiros para o Paço Municipal, através da Câmara Municipal de Vereadores, para fazer frente a necessidades emergenciais, na primeira etapa de escoramento.
- Solicitamos apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul para a participação do nosso colaborador, Arqtº Thiago F. Casarotto no Curso de Metodologia Para o Projeto de Restauro do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), a ser realizado em Porto Alegre/RS durante o mês de julho/2013.

             A convite do Secretário de Governo, Sr. Cristiano Schumacher, membros do Movimento pela Restauração do Paço Municipal participarão da Conferência Municipal das Cidades, neste sábado às 13 horas, na Igreja da Penha, em Cachoeira do Sul/RS.

           A Profª Ione Sanmartin Carlos, questionada sobre a possibilidade de pesquisas no Arquivo Histórico do Estado, em Porto Alegre/RS, a serem realizadas pela Arqtª Luciane Boeno, nossa nova colaboradora, informou que o mesmo encontra-se fechado para o público, desde o início do ano, por problemas técnicos no ar-condicionado.

           Os colaboradores acadêmicos Mateus Melo e Bruna F. Müller iniciarão nesta semana o levantamento cadastral e fotográfico das esquadrias do Paço Municipal, importante etapa do futuro projeto de restauro.

           A Profª Mirian Ritzel presenteou o Movimento com o livro Cachoeira do Sul - Comarca - 150 anos, de Tupinambá Pinto de Azevedo, que será útil na pesquisa sobre as atividades do Poder Judiciário no Paço Municipal. Numa primeira visualização já nos deparamos com uma foto da sala de sessões do tribunal, que ilustra a balaustrada citada em outro texto histórico:
A primeira foto é do livro acima citado:

A segunda foto, que mostra o mesmo lugar, é do acervo do Dr. Caspani:

 A 3ª  foto mostra o lambrequim existente, que estilisticamente não combina
com as colunas, mas fazia parte da balaustrada que separava o júri  do público.

               "Parecer do engenheiro civil Francisco Nunes de Miranda em 16 junho de 1865, relativamente ao exame que procedeu a obra da casa para as sessões da Câmara, Júri e Cadeia, a fim de conhecer se seu arrematante, o Sr. Firminiano Pereira Soares cumpriu as condições de seu contrato:

11ª- A balaustrada da galeria do Júri foi substituída por outra mais econômica e menos bela.
12ª – Os capitéis e as bases dos pilares da sala do Júri não foram feitos como na planta; são menos belos.
13ª – O mesmo acontece às vergas das portas da sala do Júri.
17ª – O arrematante suprimiu os alisares (Guarnição de madeira ou de outros materiais das ombreiras de portas e janelas ) e diminuiu a ornamentação da sala da Câmara.
18ª – As bases das pilastras do dossel (Armação saliente, forrada de damasco ou de outro estofo, e franjada, que se coloca como ornato sobre altares, tronos, camas etcforam modificadas de um modo infeliz."

2ª  -  As escadas de pedra às entradas da frente eram oitavadas no
     projeto e foram construídas de forma redonda (não há inconveniente)."


            Estes fatos reforçam nossa ideia de que o Paço Municipal de Cachoeira do Sul é um quebra-cabeças temporal, em que diversos fragmentos de livros, fotos, relatos, documentos históricos, da observação cuidadosa dos materiais e das técnicas construtivas vão se somando e proporcionando um quadro cada vez mais claro da importância deste monumento tombado pelo COMPAHC.

---------------------------------------------------------

"O ponto de partida é nossa realidade de hoje.
Uma releitura com sentido histórico não procura recriar circunstâncias passadas, 
mas sim recuperar valores conceituais que garantam o patrimônio cultural 
como o conjunto de elementos necessários 
para a identificação de uma comunidade com seu ambiente”.

Ramón Gutiérrez 
(Arquitectura Y Urbanismo em Iberoamérica)


Nenhum comentário:

Postar um comentário