quarta-feira, 1 de maio de 2013

Reuniões e Visitantes


A Coordenadora Geral do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, Arqtª Elizabeth Thomsen, enviou ontem a mensagem abaixo para a lista de contatos e voluntários, assim como para as mídias de Cachoeira do Sul:


"Prezados amigos, parceiros e apoiadores:

         Nossa 21ª reunião do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, quinta-feira, dia 2 de maio de  2013, às 9h 30minserá especial:

- Haverá uma solenidade no Gabinete do Sr. Prefeito Neiron Viegas, com a entrega do Plano de Trabalho ao Ten-Cel  Ronaldo Morais Brancalione, Comandante do 3º BECmb, seguida de foto oficial defronte ao Paço e visita ao prédio para discussão das patologias estruturais.
- A coordenadora do Curso de Arquitetura da UFSM, Arqtª. Siomara Müller e o Prof. Caryl Lopes chegarão em torno de 9h até 10h30min e participarão desta vistoria ao prédio do Paço, coletando dados e preparando um  Plano de Extensão para auxiliar Cachoeira do Sul na preservação deste patrimônio histórico de valor inestimável.
- Será uma oportunidade única para conhecer a edificação por dentro, verificar a imponência e a beleza dos seus espaços, mas também o adiantado estado de degradação em que se encontra.
- Temos um grande desafio pela frente, precisamos enfrentá-lo com determinação e confiança, unindo nossos conhecimentos técnicos e capacidade de trabalho."

---------------------------------------------------------------------------

       Na tarde de ontem, membros do Movimento pela Restauração do Paço Municipal (Engº Civil Dr. Danilo Alves da Cunha, Arqtº Thiago F. Cazarotto, Arqtª Elizabeth Thomsen e o fotógrafo Renato Thomsen) , receberam a visita do nosso colaborador Arqtº Júlio Ramos (da cidade de Venâncio Aires/RS), que restaurou a Igreja Matriz da Vila de Santo Amaro, tombada pelo IPHAN. Nesta importante obra (realizada entre 2006 e 2007) ele utilizou a mesma marca de telhas e o mesmo tipo de subcobertura de aluzinco que vamos utilizar nos telhados do prédio do Paço Municipal de Cachoeira do Sul.

O Arqtº Júlio Ramos, que tem experiência no restauro de prédios
históricos com recursos da Lei Rouanet, deu várias sugestões
e exemplos que poderão ser aproveitados no Paço Municipal.
O profissional gentilmente cedeu ao Movimento dois CDs,
com fotos e detalhes do seu trabalho na restauração
da igreja bicentenária, inaugurada no ano de 1787:

Podemos ver, nas imagens abaixo, a subcobertura com chapas de aluzinco
para a prevenção de infiltrações de água da chuva e também o telhado quase
pronto, com telhas da mesma tipologia que será empregada no Paço Municipal:
As centenas de fotos foram analisadas e discutidas, enriquecendo
o nosso Movimento com o conhecimento das técnicas utilizadas
pelo restaurador, neste trabalho de resgate histórico e cultural.

--------------------------------------------------------------------------------

                  Posteriormente o grupo se deslocou para o prédio do Paço Municipal e discutiu no próprio local as questões teóricas levantadas anteriormente. Surgiram muitas novas idéias, que serão analisadas e desenvolvidas nos próximos dias.


             Novamente o Arqtº Júlio Ramos enfatizou a importância de um cuidadoso levantamento cadastral documentando cada detalhe dos forros, da estrutura de madeira, das esquadrias, removendo-os depois de cuidadosamente numerados. A pesquisa histórica também é importante para assegurar quais são os elementos originais e quais são os acréscimos posteriores. Só após estes levantamentos, devidamente documentados, teremos condições de definir o projeto de restauro e a nova utilização dos espaços recuperados.


O Movimento pela Recuperação do Paço Municipal
agradece a consultoria do Arquiteto Júlio Ramos

Aguardamos o seu retorno em breve!
----------------------------------------------------------------------------   


Nenhum comentário:

Postar um comentário