quinta-feira, 2 de maio de 2013

Solenidade no Paço


Hoje, às 9h30m, defronte ao prédio do Paço Municipal, o Sr.
Prefeito Neiron Viegas e o Coronel Ronaldo M. Brancalione
assinaram o Plano de Trabalho elaborado por Arquitetos do
Movimento pela Restauração do Paço Municipal 


Texto lido na solenidade, pela Profª Lair Vidal,
Diretora do Setor Pedagógico da SMED

       "O elemento determinante que define o conceito de patrimônio é a sua capacidade de representar simbolicamente uma identidade. E sendo os símbolos um veículo privilegiado de transmissão cultural, os seres humanos mantêm através destes, estreitos vínculos com o passado. É através desta identidade passado-presente que nos reconhecemos coletivamente como iguais, que nos identificamos com os restantes elementos do nosso grupo e que nos diferenciamos dos demais. O passado dá-nos um sentido de identidade, de pertença e faz-nos conscientes da nossa continuidade como pessoas através do tempo. A nossa memória coletiva modelada pelo passar do tempo não é mais de que uma viagem através da história, revisitada e materializada no presente pelo legado material, símbolos particulares que reforçam o sentimento coletivo de identidade e que alimentam no ser humano a reconfortante sensação de permanência no tempo. Os objetos do passado proporcionam estabilidade pois se o futuro é aquele destino essencialmente incerto e o presente aquele instante fugaz, a única certeza que o ser humano possui é a verdade irrefutável do passado. "
                                                                                      Elsa Peralta da Silva


         Logo após a breve solenidade, que mais uma vez sela a união do Poder Executivo Municipal com a  logística do 3º Batalhão de Engenharia de Combate Conrado Bittencourt, houve o convite para uma reunião no Gabinete do Prefeito, para discutir detalhes do trabalho a ser desenvolvido com o apoio da Universidade de Santa Maria.
  

             Em seguida, integrantes do Movimento guiaram os visitantes pelo interior da edificação histórica para discussão das patologias e coleta de dados que subsidiarão os trabalhos de recuperação emergencial e o projeto de restauro a ser desenvolvido.


Agradecemos a visita dos Arquitetos da UFSM,
Siomara Müller e Caryl Lopes, que irão elaborar
um Projeto de Extensão, com alunos da Universidade.
-------------------------------------------------------------------------------

"Somos cidadãos que não querem assistir de braços
cruzados a degradação da nossa história e auto-estima". 

Unidos venceremos mais este desafio.
                                                                                                 Mirian Ritzel 

------------------------------------------------------------------------------------------------------


                    As mídias Jornal O Correio e Jornal do Povo, em suas edições de 03 de maio de 2013, deram destaque em suas capas, editorial e reportagens sobre a assinatura do Plano de Trabalho entre a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul e o 3º Batalhão de Engenharia de Combate Conrado Bittencourt.

                    Para acessar ao conteúdo clique em JORNAIS, na barra à direita, ou então no link abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário