quinta-feira, 6 de junho de 2013

Reunião semanal - 06/06/2013

Presenças na reunião do dia 06:

Osni Schroeder - Danilo Alves da Cunha - Claiton F. Nazar - Mirian R. M. Ritzel
Hugo R. Filippini - Tiago Cazarotto  - Bruna F. Müller - Bianca Nunes
José Delmar Esber - Renato F. Thomsen - Elizabeth Thomsen


         - Relatamos o agravamento de danos, verificados na vistoria pós-vendaval, ao prédio do Paço Municipal, com o acompanhamento de Catiele Fortes, acadêmica de arquitetura na UFRGS.

         - O colaborador José Delmar Esber relatou sua participação, em nome do Movimento pela Restauração, na Conferência das Cidades, ocorrida dia 25 de maio passado em Cachoeira do Sul/RS, quando foram discutidas questões relativas ao nosso Plano Diretor e à criação de um Conselho Municipal de Habitação, entre outros assuntos de interesse público.

        - A pesquisadora Profª Mirian Ritzel esclareceu que a foto da 1ª Câmara de Vereadores constante do livro Cachoeira do Sul - Comarca - 150 anosde Tupinambá Pinto de Azevedo é de autoria de Benjamin Camozato e deve ter sido tirada entre 1910 e 1923. Aproveitando a oportunidade, a parabenizamos por sua participação na mesa redonda “Revolução de 1923: uma visão sobre a ótica de guerra”, juntamente com a Drª Alice Dubina Trusz e a Drª Elizabeth Rochadel Torresini, no Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, em Porto Alegre/RS, com uma resenha biográfica de Benjamin Celestino Camozato.

      - O Arquiteto Thiago F. Casarotto retomou contato com o Arqtº Prof. Caryl Lopes, chefe do Deptº de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Maria, que solicitou envio do histórico do prédio do Paço Municipal de Cachoeira do Sulpara o preenchimento do cadastro da edificação. Também comunicou que não poderá participar do Curso de Metodologia para o Projeto de Restauro no Instituto dos Arquitetos do Brasil, devido a compromissos assumidos anteriormente. Na sua impossibilidade, convidaremos o Arqtº Osni Schroeder para participar deste curso ministrado pela Arqtª Enilda Maceli, em Porto Alegre/RS.


       - Também relatamos as nossas tentativas de agilizar a compra de materiais para o início das obras emergenciais, que esbarraram no alto custo das madeiras, o que gerou a necessidade de licitação e toda a burocracia que ela exige. O edital já está pronto e deverá ser publicado neste sábado.
     


      - O Arquiteto Osni Schroeder lançou a ideia de iniciar urgentemente a colocação dos tapumes de proteção, mesmo que os outros materiais não estejam disponíveis, mas decidimos aguardar até a audiência sobre o Paço Municipal, com a Drª Giani Saad, Promotora de Justiça, no dia 27/7/13, para a qual fomos convidados pelo Dr. Danilo Alves da Cunha, Presidente do COMPAHC.

     - O Curso de Segurança no Trabalho em Altura, que será ministrado generosamente pelo Arqtº Osni Schroeder e sua equipe, aos militares e demais trabalhadores nas futuras obras no prédio do Paço Municipal, terá 4 horas de aulas práticas e 4 horas de aulas teóricas.

---------------------------------------------------------------


Foto:  Danilo Alves da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário