quinta-feira, 13 de junho de 2013

Reunião semanal - 13/06/2013

 Presenças na reunião do dia 13:
Danilo Alves da Cunha - Claiton F. Nazar - Mirian R. M. Ritzel
Hugo R. Filippini - Thiago F. Cazarotto - Bianca Nunes
José Delmar Esber - Renato F. Thomsen - Elizabeth Thomsen


          Iniciamos a reunião relatando que o Edital 46/2013 para a compra dos materiais para obras emergenciais no prédio do Paço Municipal já foi publicado no Jornal do Povo, edição de 06 de junho de 2013 e o Pregão Presencial será dia 18 de junho às 14 horas, no Departamento de Compras (Rua Moron, nº 1.013 - Cachoeira do Sul/RS) .

         As varas de eucalipto doadas para o escoramento já estão prontas e estocadas no 3º Batalhão de Engenharia Conrado Bittencourt, as ripas estão no Patronato Agrícola e as madeiras para o tapume serão serradas na próxima semana pela equipe da Secretaria da Agricultura e Interior.

        Relatamos a visita às dependências internas do Paço Municipal, com o experiente marceneiro Sr. Rogê Pereira Gomes, que executou serviços profissionais para a Câmara de Vereadores entre os anos 1965 a 1967, quando revestiu/aplicou os forros de placas quadradas de Duratex, as paredes do plenário com Duratex padrão "couro", revestiu as paredes da cozinha com Duraplac decorado (a janela metálica, feita pela serralheria "Leão e Moreira" já existia) e fez sua porta pantográfica, bem como os armários em Fórmica. As tábuas do assoalho do Plenário Municipal já haviam sido trocadas pelas atuais, mais estreitas, mas os demais setores mantiveram as tábuas largas originais (pintadas com tinta a óleo especial para assoalho), que foram recobertas de chapas de Duratex e posteriormente revestidas de carpete. Segundo ele, o carpete iniciava no térreo, na porta de entrada da Câmara Municipal, cobria o corredor, a escadaria e todas as salas da Câmara de Vereadores, com exceção do Plenário Municipal, proporcionando um belo efeito visual. 
       Nesta época já havia o banheiro não original do segundo pavimento, cujo forro ele reforçou com travessas de madeira para utilização como depósito para o Arquivo Morto. A mesma técnica foi utilizada sobre a cozinha, onde ainda se pode perceber quatro apoios e um alçapão. Segundo ele, as portas internas do Plenário Municipal são as originais, ele apenas acrescentou novos marcos para fixar as dobradiças de mola, ainda em funcionamento. Examinando algumas janelas, afirmou que são de louro gaúcho, que os postigos simples de tábuas macho-e-fêmea, destoantes dos demais, podem ter sido usados em locais de menor importância.
         Observamos as dobradiças e ferragens existentes nas esquadrias em busca de indícios da época de execução, mas sugeriu que entrevistássemos os irmãos Lino e Nelson Anversa, que eram encarregados dos consertos das esquadrias. Os tacos dos rodapés originais, preservados sob o Duratex, já removido, são de madeira de pinho.
        Esta observação cuidadosa dos detalhes focou nosso olhar em dois elementos interessantes, que provocam novos questionamentos e novos elementos para o quebra-cabeças deste complexo mosaico, que é o restauro de uma edificação com quase 150 anos de uso ininterrupto, listados abaixo:
 - Os revestimentos (pingadeiras de cerâmica) dos parapeitos do terraço estão danificados pelas intempéries, mostrando os anteriores (plaquetas de cerâmica, iguais às do piso do terraço) que foram recobertos posteriormente.
 - Encontramos a soleira de ladrilhos hidráulicos da porta lateral (voltada para o jardim), que foi transformada em janela. Estes ladrilhos são semelhantes aos da soleira da porta do corredor de acesso à Câmara de Vereadores.

        Saindo desta vistoria técnica no Paço Municipal, tivemos a oportunidade de visitar (juntamente com integrantes do  COMPAHC) o prédio histórico Knorr & Eisner  (antigo UNIBANCO), recentemente restaurado pelo ex-proprietário e assim comparar com o futuro desafio que nos espera.


           O Secretário de Governo Municipal, Sr. Cristiano Schumacher, agendou para amanhã, dia 14 de junho às 10 horas, uma reunião com o COMPAHC e a Coordenadora do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, para tratar de assuntos relativos ao financiamento das futuras obras de recuperação do prédio histórico.
----------------------------------------------------

Um comentário: