quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Reunião Semanal - 22/08/2013

      
Presenças na reunião do dia 22

Hugo Reinaldo Filippini - Osni Schroeder - Danilo Alves Cunha 
Thiago Faccin Cazarotto - Aline da Rosa - Bianca Nunes
Claiton Fernando Nazar - Renato F. Thomsen - Elizabeth Thomsen

      
       Agradecemos o apoio de todos os que trabalharam para entregar, em tempo recorde, o projeto de restauro do Paço Municipal, a fim de encaminha-lo ao financiamento através do BADESUL.

      Em nome dos 1248 signatários do abaixo-assinado que criou nosso Movimento pela Restauração, enviamos um agradecimento especial ao Arquiteto e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Osni Schroeder e ao especialista em Prevenção de Incêndio Marcelo Gazzaneo (da empresa MARPA)que elaboraram o PPCI do prédio do Paço Municipal, doando generosamente seu tempo e trabalho num admirável exemplo de cidadania.

__________________________________________________



Mensagem do Coordenador Osni Schroeder

        "Os navios estão queimados"  -  (Cortez, dirigindo-se aos soldados espanhóis recém desembarcados na América que vieram ocupar).

       A frase é de um tirano espanhol que desencadeou o extermínio de civilizações primitivas das Américas, mas serve para simbolizar o sentimento dos integrantes do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal A restauração do Paço não tem volta!  E o caminho árduo pela frente tem que ser enfrentado, de qualquer maneira!

     O projeto de restauro, o orçamento base elaborado e a decisão do Prefeito Neiron Viegas de buscar financiamento para as obras de restauração representam, metaforicamente, os navios queimados por Cortez

     Pelo que foi feito até aqui, não há mais como retroceder! O único caminho é para a frente e no fim dele está novamente a vida do Paço.

     A partir de agora, será um tempo de maiores dificuldades, de maior cuidado! Mas será o tempo da oportunidade de materializar nosso sonho de valorização dos bens culturais. 

    Os recursos financeiros que virão para o Paço, permitirão que não ouçamos mais daquele casarão, o silêncio ensurdecedor do abandono, mas, sim, que ouçamos os sons do trabalho de martelos, serras e dos operários restauradores da nossa identidade cultural.

    Saudamos a Administração Municipal, o vigilante Ministério Público, e os incontáveis e silenciosos apoiadores deste projeto.

    Que possamos continuar somando apoios nesta etapa delicada de licitações, contratações, execução de projetos, e de recuperação de mais uma riqueza cultural nossa.

    A documentação do projeto de restauro foi entregue à Administração Municipal.  Agora esperamos o sinal de início dos trabalhos efetivos de restauração, que iniciarão pelo escoramento da estrutura e recuperação do telhado, onde, será fundamental mais uma vez a participação do 3º Batalhão de Engenharia de Combate.

   Será fundamental, também, a participação de profissionais técnicos no acompanhamento e na fiscalização das obras de restauro, para que os recursos financeiros sejam otimizados e, principalmente, que a restauração do prédio do Paço Municipal, que já foi Casa de Câmara e Cadeia, seja mais um motivo de orgulho da nossa terra.
                                                                                                     Arqtº Osni Schroeder
_________________________________________________________________________

      "Nada pode contribuir melhor para a tomada de consciência desejada, que a contemplação do próprio exemplo.
      Uma vez que apreciam os resultados de certas obras de restauração e revitalização de edifícios, praças e lugares, costuma ocorrer uma reação favorável de cidadania que paralisa a ação destrutiva e permite a consecução de objetivos mais ambiciosos.                                                                                                                 Normas de Quito 



Nenhum comentário:

Postar um comentário