quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Reunião Semanal - 10/10/2013

Presenças na reunião do dia 10:
Osni Schroeder - Hugo R. Filippini - Danilo A. Cunha - Jussara Garske
Thiago F. Cazarotto - Aline da Rosa - Miriam Ritzel - Bianca Nunes
Claiton F. Nazar - Renato F. Thomsen - Elizabeth Thomsen


             Apresentamos no telão, (com DataShow cedido pelo Núcleo de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - NEA), a análise descritiva e o levantamento fotográfico das esquadrias do prédio do Paço Municipal,  elaborado pelos colaboradores voluntários Mateus Melo de Moraes e Bruna F. Müller, ambos acadêmicos de Arquitetura da UNISC, com o apoio do fotógrafo do Movimento pela Restauração Renato F. Thomsen. Agradecemos à equipe pela preciosa colaboração honorífica, que irá subsidiar o projeto e as próximas etapas do restauro daquela edificação histórica.




LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO DAS ESQUADRIAS DO PAÇO MUNICIPAL

       A reunião de hoje iniciou com a apresentação de audiovisual do trabalho de levantamento da situação de todas as esquadrias (portas e janelas, externas e internas) do prédio do Paço Municpal. O trabalho de levantamento e avaliação foi realizado pelos estudantes de arquitetura Mateus M. de Moraes e Bruna F. Müller. O levantamento fotográfico foi obra do nosso colega, Renato Thomsen.

      A qualidade do trabalho choca, pela realidade triste que nos traz, chamando a atenção para o abandono a que foi relegada a importante edificação histórica do Paço Municipal. Anima, entretanto, a oportunidade única de reescrevermos esta história.



CONVÊNIO PREFEITURA MUNICIPAL  X  3º BEComb

      Continuamos no aguardo do estabelecimento de convênio entre Prefeitura e Exército (CMS), no sentido de viabilização de mão de obra para escoramento estrutural e recuperação da cobertura principal, em caráter emergencial. 

     O referido convênio está em análise, no Comando Militar do Sul e em vias de ser liberado para ser firmado entre o nosso Município e o 3º Batalhão de Engenharia de Combate Conrado Bittencourt.



PONTE DE PEDRA

       Os integrantes do Movimento pela Restauração do Paço Municipal também discutiram a situação da Ponte de Pedra do Rio Botucaraí, preocupados com a necessária manutenção periódica que ela necessita, considerando a fúria das águas, em períodos de enchentes e a sua nova condição como Bem Tombado Estadual

       O Arquiteto Osni Schroeder manifestou sua preocupação com a integridade da Ponte de Pedra, considerando que poderá haver descompasso entre a decisão da agora instância autorizativa de intervenções, que é o IPHAE e as necessidades criadas pela força das águas do rio Botucaraí.  O rio não para de correr para esperar autorizações...

      Em manifestação exclusivamente pessoal, o Arqtº Osni Schroeder entende que a Ponte de Pedra é muito mais importante do que as legislações que agora vieram para protegê-la.   

janeiro/2010

__________________________________________________


       O feriado, do dia 12 de outubro próximo, será mais um dia de trabalho para o nosso Movimento pela Restauração do Paço Municipal, com a assessoria do arquiteto Júlio Ramos, da cidade de Venâncio Aires/RS, que irá retornar à Cachoeira do Sul para discutir com os integrantes alguns aspectos práticos da obra que está para iniciar.

_______________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário