quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Reunião de 12/12/2013

Presenças na reunião do dia 12:
Thiago Cazarotto - Bianca Nunes - Danilo Cunha - Jussara Garske - Mirian Ritzel
Elizabeth Thomsen - Claiton Nazar - Osni Schroeder - Renato F. Thomsen 
 
 ____________________________________________

 
         Enquanto aguardamos a chegada do novo comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Combate para solicitar o início das obras de escoramento no Paço Municipal, o grupo continua trabalhando em prol de outros patrimônios cachoeirenses, tais como o Château D'Eau e a Estação Ferroviária de Ferreira. Os desenhos abaixo são estudos para o restauro do Château D'Eau realizados pelo Dr. Danilo Alves da Cunha e sua equipe do COMPAHC:




 
 
 ______________________________________________________________
 
 
 
ESTAÇÃO DE FERREIRA

        Nosso colaborador, Péricles Purper Thiele, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul - Campus Sapucaia do Su) elaborou e encaminhou projeto com o título: "Levantamento de Dados para a elaboração do Projeto de Inventariamento e Restauração da Estação Ferroviária do Distrito da Ferreira no Município de Cachoeira do Sul."  
       Se for aprovado, ele terá por objetivo: Realizar a pesquisa histórico-cultural dos saberes da Região da Estação Ferroviária para a elaboração do Projeto de Restauração e Tombamento.
Para isto, alunos do IFSul realizarão as seguintes atividades (objetivos específicos):
 
  1. Realizar a pesquisa histórica da instalação da Estação Ferroviária e os principais fatos que marcaram a sua existência no Distrito da Ferreira;
  2. Levantar a importância da Estação Ferroviária para a comunidade da Ferreira e município de Cachoeira do Sul;
  3. Elaboração do Relatório Final com dados para a elaboração do projeto de restauração e tombamento da Estação Ferroviária.
 
Com as seguintes metas:
 
1) Realização de pesquisa documental no Arquivo Histórico Municipal de Cachoeira do Sul em edições de três (03) jornais locais a partir de 1900;
2) Realização de entrevistas com vinte (20) moradores do Distrito da Ferreira;
3) Realização de entrevistas com cinco (05) pesquisadores da história regional.

         O levantamento da história da Estação Ferroviária do distrito de Ferreira, no município de Cachoeira do Sul , permitirá compilar dados para a preservação da memória e da cultura dos cidadãos cachoeirenses e assim, manter viva a identidade de um passado que foi de suma importância para a constituição econômica e sócio cultural da região central do Rio Grande do Sul.

 
        A realização desta etapa torna mais próximo o sonho de um futuro projeto de restauração e tombamento da Estação Ferroviária, que permitirá que as futuras gerações tenham a oportunidade de vivenciar a história da cidade tornando-a mais presente no cotidiano dos cachoeirenses.

______________________________________
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário