quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Reunião de 19/12/2013

Presenças na reunião do dia 19:
 Osni Schroeder - Mirian Ritzel- Ione Carlos - Jussara Garske - Paulo Silveira - Danilo Cunha
 Hugo Fillipini - Bianca Nunes - Aline da Rosa - Thiago Cazarotto - Elizabeth Thomsen

___________________________________________________________________________
 

      Hoje, realizamos a 52ª reunião de um grupo de abnegados que se recusa a assistir passivamente o descaso com nossas riquezas culturais. Trabalhamos 52 reuniões oficiais e tantas outras informais, visitas técnicas e ações institucionais para salvar a edificação histórica do Paço Municipal.


SALDO DE TUDO

O saldo é positivo, mas preocupante! 

      Avançamos muito, mas tudo poderá ser perdido se não houver uma sequência efetiva deste trabalho iniciado...

     Há urgência no escoramento das estruturas de madeira! Senão o telhado, forros e entrepisos de madeira poderão ruir a qualquer momento.

     Há urgência na eliminação de infiltrações da água da chuva, no telhado principal. Se não eliminarmos estas infiltrações a degradação de estruturas internas será quase irreversível, para fins de restauro.

     Há urgência na execução de um tapume de madeira, para segurança do povo que usa a praça. Se não isolarmos o prédio, pessoas e carros poderão ser atingidos por quedas de pedaços de revestimento, vidros, madeiras e telhas...



ESPERANÇA

      Esperamos que o Município de Cachoeira do Sul e o 3º Batalhão de Engenharia de Combate, apesar das dificuldades logísticas, consigam colocar em execução o convênio de cooperação, já firmado e publicado no Diário Oficial da União.

     Esperamos que, se não for implantado o convênio, o nosso Município assuma as obras emergenciais enquanto espera o financiamento pleiteado.

    Esperamos que a Câmara Municipal de Vereadores aprove o projeto de Lei que autoriza o Executivo Municipal a contrair empréstimo para restauração, junto ao BADESUL.

    Esperamos que continuemos com paciência, para entender que processos públicos têm fatores quase inexplicáveis que muitas vezes os atrasam.


Esperamos que o prédio do Paço espere,
diante de tanta espera!!!!!!!!!!



DEFESA CIVIL

       O Agente de Defesa Civil no Município, Paulo Ricardo S.Silveira, participou da reunião de hoje, informando a necessidade de construir um tapume de isolamento em toda a volta do prédio do Paço Municipal. Solicitou o apoio técnico do Movimento pelo Restauro para executar esta proteção, já nas condições técnicas exigíveis para as obras de restauro. Foi-lhe então sugerida uma série de medidas, já definidas no âmbito do nosso Movimento.
    
      Chamou a atenção esta iniciativa do servidor público, que já havia tomado outras decisões importantes como a interdição real do prédio, que apesar de interditado pelo MP, ainda era plenamente utilizado como depósito, por administrações anteriores.


 ________________________________________________________


INCIDENTE

        Foi informado o descolamento de uma peça de revestimento de argamassa que caiu, ontem, quase atingindo um Secretário Municipal que se deslocava na calçada frontal do prédio.



____________________________________________________



EXPECTATIVA

        Nossa expectativa é que a ação de proteção aos transeuntes, certamente a mais importante a ser tomada neste momento, seja sucedida de ações efetivas e urgentes para a proteção do próprio prédio histórico, como o escoramento estrutural e a recuperação do telhado principal.




NOVO ANO

       A Coordenadora Geral, Arquiteta Elizabeth Thomsen, saudou o engajamento do grupo de voluntários presentes, desejando que em 2014, as conquistas sejam maiores ainda do que foram em 2013.

E que iniciemos, finalmente, as obras de restauro do Paço Municipal!

 ________________________________



 Que em 2014 nossos projetos se tornem realidade!

**************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário