segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

História

           Blog do Arquivo Histórico cachoeirense narra a descoberta do contrato assinado em 1921 para a construção da Sala do Intendente junto ao prédio do Paço Municipal de Cachoeira do Sul:



Fotografia das estampilhas do contrato, vendo-se sobre os selos a assinatura do Intendente
Municipal Annibal Lopes Loureiro e logo abaixo a do arquiteto Jose Mariné:


por Mirian Ritzel, 30/01/2014

       “Termo de Contrato que fazem a Intendência Municipal, representada pelo Sr. Dr.
Annibal Lopes Loureiro, Intendente Municipal, e o Sr. Jose Mariné, arquiteto, residente em Porto Alegre, para a construção d’um quarto no edifício da Intendência para nele funcionar o gabinete do Intendente, construção d’um muro de alvenaria de tijolos no terreno dos tanques da Hidráulica e ampliação do poço destinado à casa de máquinas da estação do recalque, tudo conforme especificadamente abaixo se declara.

      Aos sete dias do mês de janeiro do ano de mil novecentos e vinte e um, na Secretaria do Município de Cachoeira, presentes o senhor doutor Annibal Lopes Loureiro, Intendente Municipal, de uma parte, e de outra o cidadão Jose Mariné, arquiteto, residente em Porto Alegre, foi entre ambos acordado e celebrado o contrato para a construção de várias obras de alvenaria de tijolos e concreto de cimento.
     O segundo contratante Jose Mariné obriga-se por este contrato a construir as
obras abaixo discriminadas, rigorosamente de acordo com a planta e orçamentos
apresentados pelo segundo contratante e aprovados pela Municipalidade.

    As obras cuja construção a Municipalidade nesta data contrata são:

    1) Construção de um quarto destinado a Gabinete do Intendente, com quatro metros e cinquenta de largura e seis metros de comprimento tendo o assoalho no mesmo nível do das peças existentes e direito também idêntico, será dotado na face Sul de duas janelas do tipo das atuais da mesma face do edifício; nos fundos será colocada uma porta correspondente ao vão oposto. Será fechado o vão da janela existente no gabinete atual. A ornamentação interna obedecerá à planta aprovada.
   2) Reforma do muro do terreno do lado da Intendência o qual será dotado de gradis de ferro e portão de ferro, caiado e pintado o gradil com duas mãos de tinta.” 


          (E segue detalhando as demais obras motivo do contrato. As respectivas plantas do projeto não foram localizadas).



           Transcrição atualizada da grafia, exceto dos nomes próprios, do encadernado IM/GI/AB/C-003, fls. 65, 65v e 66), do acervo do Arquivo Histórico, por Mirian Ritzel em 30/01/2014.



Link para a postagem completa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário