quinta-feira, 27 de março de 2014

Reunião nº 59

Presenças na reunião do dia 27:
   Thiago Cazarotto - Hugo Filippini - Jussara Garske
Mirian Ritzel - Elizabeth Thomsen - Renato F. Thomsen




              Na reunião de hoje tivemos o prazer de relatar que todo o esforço em demolir o anexo do terraço, no prédio do Paço Municipal, confirmou nossa suspeita sobre a causa da infiltração de água da chuva (nos arcos internos da antiga cadeia e na Sala do Intendente - 2 fotos abaixo) e vai evitar o agravamento destas patologias:



          A calha do telhado lateral de Brasilit desembocava numa canaleta bruta feita com tijolos de cutelo, sob o piso do anexo demolido e desaguava no terraço naquela saída quadrada à esquerda da foto abaixo, ao lado do cano branco de PVC. Como a canaleta estava entupida com fragmentos de telha, cacos de vidro e folhas, a água não escoava adequadamente, encharcando o material envelhecido e poroso do revestimento do terraço:


           Além disso, quando entupia a boca do condutor de água no terraço, ele virava uma "piscina" enchendo a canaleta no outro sentido, forçando o transbordamento da água na calha, que escorria internamente pela parede.


          Observa-se que, mesmo após tantos dias de sol e calor, a cerâmica ainda está úmida, com a cor bem vermelha.
__________________________________


         Durante a reunião de hoje no CREA, a arquiteta Aline estava no prédio do Paço Municipal, juntamente com a equipe da Secretaria de Obras, concluindo o trabalho e brevemente teremos mais detalhes sobre esta operação.

__________________________________

Fissura estrutural
          
          Apresentamos também novos estudos sobre as causas da trinca na fachada frontal e discutimos uma forma técnica de estancar aquela degradação enquanto aguardamos o restauro definitivo da edificação histórica. O exame detalhado da platibanda revelou que ela foi construída independente da parede frontal, sem nenhuma "amarração", reforçando a suposição (ainda não confirmada) de que os telhados tradicionais da arquitetura luso-brasileira foram alterados por exigência do Código de Posturas da época. 



________________________________________


        A pesquisa realizada pelo Arquivo Histórico Municipal, sobre as reformas realizadas em 1909, para alterar a localização do Júri e das audiências, trouxe tantos questionamentos que resolvemos agendar um encontro especial visando traduzir este documento para a localização real dos ambientes da edificação do Paço Municipal: um diálogo entre a História e a Arquitetura...

Sala do Juri  (foto: Arquivo Histórico Municipal)

       Com seus 150 anos, o Paço Municipal de Cachoeira do Sul ainda nos surpreende e encanta a cada descoberta, aumentando nossa determinação de estudá-lo e protegê-lo, preservando-o para deleite e utilização efetiva das gerações futuras.


_______________________________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário