quinta-feira, 8 de maio de 2014

Reunião nº 60

 Presenças na reunião do dia 08:
   Bianca Nunes - Cristiano Schumacher - Vanderlei Rauber - Jussara Garske
Mirian R. M. Ritzel - Aline da Rosa - Hugo Filippini - Elizabeth Thomsen
Ione Sanmartin Carlos - Osni Schroeder - Renato F. Thomsen




REUNIÃO INESQUECÍVEL

         O dia de hoje foi marcado pela alegria do reencontro para a 60ª reunião dos voluntários do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal.

       Por algumas semanas a reunião não aconteceu, visto estarmos todos aguardando o prazo estipulado para que o 3º BECmb iniciasse as obras de escoramento estrutural e recuperação da cobertura do telhado superior da edificação.

      De início a Coordenadora Geral, Arquiteta Elizabeth Thomsen, registrou a satisfação de nos reunirmos novamente, fazendo um relato dos preparativos necessários para o início da obra que se aproxima.


RAUBER E CRISTIANO

       Participaram da reunião, o Sargento Rauber, do 3º BECmb, que coordenará a mão de obra dos trabalhos e o Secretário Municipal de Planejamento, Cristiano Schumacher. A presença dos dois possibilitou a revisão de itens importantes da parceria Município-Batalhão de Engenharia, que foi formada por iniciativa do nosso Movimento com pronta adesão das partes.


DIA 19 DE MAIO DE 2014

       A boa notícia é que este foi o dia marcado oficialmente para o início das primeiras obras de restauração do Paço Municipal, ainda que muita ação foi empreendida em diversas frentes, para que se chegasse a este momento.


TELHAS

       As telhas de barro, em estilo colonial e nas mesmas dimensões das originais, que serão utilizadas na recuperação do telhado superior já foram adquiridas pelo Município de Cachoeira do Sul, com previsão de chegada para o dia 19 de maio. Elas serão depositadas no local da obra, prontas para integrarem a cobertura principal da edificação.


SEGURANÇA NO TRABALHO

      Discutiu-se a aquisição de equipamentos de proteção individual, que serão usados por todos os trabalhadores e colaboradores participantes da obra.
      Alguns soldados do 3º BECmb já receberam treinamento especializado para trabalho em altura, segundo normas da ABNT, promovido pela nossa parceira Indústria SCREW, mas será feita uma revisão técnica no local para que haja certeza de que todos estarão qualificados para esta atividade laboral, sem nenhum risco.


PLACAS INDICATIVAS

      A Arquiteta Elizabeth Thomsen mostrou o trabalho de arte final que executou para as  placas indicativas da restauração, as quais foram preliminarmente aprovadas por todos os participantes desta reunião. Restam agora as manifestações do comando do 3º BECmb e do nosso Prefeito Municipal.


COMPAHC

     Vários integrantes do Movimento pela Restauração saudaram os posicionamentos recentes do COMPAHC em relação à proteção do nosso patrimônio histórico-cultural.

     Nas suas recentes decisões o conselho defendeu seus princípios e conceitos preservacionistas, resistindo a inúmeras pressões que colocavam na mesa o poder do interesse econômico acima de tudo, além de manifestações intransigentes, tendenciosas e até ofensivas aos membros voluntários deste órgão consultivo, distorcendo a realidade dos fatos.

     O Movimento Pela Restauração do Paço Municipal apoia integralmente as decisões do COMPAHC, nosso parceiro desde a recuperação da Ponte de Pedra.


____________________________________________


MOMENTO PRESENTE

      O nosso Coordenador Adjunto, Arquiteto Osni Schroeder, lembrou que havíamos avançado muito na valorização, pela comunidade cachoeirense, do nosso patrimônio histórico-cultural, com a recuperação da Ponte de Pedra, onde foi provado que existem caminhos racionais e economicamente viáveis para a preservação dos nossos bens inventariados ou tombados.

      Lembrou que a polêmica dos últimos acontecimentos fizeram retroceder um pouco o apoio popular para restauração de bens histórico-culturais e que por isto temos que nos unir ainda mais e executarmos um trabalho exemplar na obra de restauro do Paço Municipal de Cachoeira do Sul.



_______________________________________________



Um comentário:

  1. Nossa, como é bom ver atitudes de preservação de patrimônio sendo executadas...

    ResponderExcluir