segunda-feira, 2 de junho de 2014

Desmontagem do telhado



DESMONTAGEM DA COBERTURA

O processo de recuperação da cobertura teve mais um importante passo:


           Após o levantamento fotográfico pormenorizado dos detalhes construtivos existentes, assim como a consolidação das informações sobre as técnicas e as soluções construtivas executadas na construção do prédio do Paço Municipal, começou a retirada de telhas e madeiras deterioradas pela ação do tempo e insetos.




 

         O trabalho é feito com todo o cuidado necessário porque a edificação com sua arquitetura característica, apesar do escoramento das estruturas de madeira (já realizado), exigem atenção redobrada para que detalhes construtivos de época, onde ainda não existe intervenção, não sejam afetados ou até mesmo perdidos.




        Identificou-se que muitas peças de madeira como caibros (utilizados para fixação das ripas de madeira assim como das telhas) estão totalmente deteriorados por insetos como cupins e outros, exigindo sua total substituição.




        Confirmou-se acertada a decisão de adquirir telhas novas, de igual dimensão e forma das originais, e refazer todo o telhado superior.  As telhas que estão sendo retiradas, encontram-se em sua grande maioria desgastadas pela ação do tempo, sem condições de continuar garantindo proteção mínima contra intempéries.



       As telhas estão sendo estocadas para uma eventual futura utilização em painéis da cobertura de nível inferior, servindo para visualização por parte de visitantes e pesquisadores sobre como era o material original do prédio histórico .



_____________________________________________________


SEGURANÇA DO TRABALHO





      Ações de proteção coletiva e individual dos trabalhadores na restauração do Paço Municipal estão sendo implementadas no sentido de garantir segurança aos trabalhadores e pessoal técnico.



     Os trabalhos em altura superior a 2 metros estão sendo protegidos por equipamentos de proteção individual específicos e supervisão constante da sua utilização. São aguardados novos cinturões de segurança e outros equipamentos para trabalhos em altura. 



      Ações de proteção das mãos contra agressões mecânicas, proteção dos pés e máscaras de proteção respiratória contra poeiras acumuladas por anos no interior da cobertura estão sendo implementadas, garantindo a integridade física e saúde dos trabalhadores.























Nenhum comentário:

Postar um comentário