terça-feira, 17 de junho de 2014

E o sol volta a brilhar...

        Após um fim de semana chuvoso e uma segunda feira úmida e nublada, o sol brilha novamente sobre o Paço Municipal, nesta terça feira, com uma manhã proveitosa para adiantar o serviço.


        O tempo seco e a luz clara propiciam agilidade e segurança na continuação da troca dos caibros de madeira do telhado superior.


           
           As boas condições do dia de hoje, permitiram voltar a pleno na restauração do telhado principal do prédio do Paço Municipal

        O encaibramento da estrutura de madeira começou, trabalhos coordenados pelo Sargentos Rauber e Peixoto, acompanhados de perto pela Coordenadora Geral do Movimento Pela restauração do Paço Municipal, Arquiteta Elizabeth Thomsen




TRABALHO POR ETAPAS

        A restauração do telhado vai sendo realizada por etapas, para não colocar todo o pavimento superior exposto ao sol e à chuva, ao mesmo tempo. 

       Os trabalhos começaram pela parte junto ao frontão de alvenaria, que era a parte do prédio histórico mais agredida pelo tempo. 

       Vale lembrar que as paredes construídas pelo sistema construtivo "taipa-de-mão", que apesar de protegidas contra agressões mecânicas e umidade, devem ficar o menor tempo possível em um espaço sem cobertura de telhado.







_____________________________________________________




           Na segunda feira com garoa, o trabalho concentrou-se no interior do prédio onde teve seqüência o processo de envelopamento das paredes internas, assim como a retirada do forro deteriorado.


DETALHES INTERNOS

        No detalhe fotográfico a proteção das paredes internas, frágeis em razão do seu sistema construtivo, que receberão intervenção de restauro tão logo estejam concluídos os trabalhos na cobertura. 







CUPINS E UMIDADE, DEVASTADORES.

       À medida que avançam os trabalhos de restauração, vão sendo registradas as patologias que indicam a agressão de insetos e umidade na estrutura de madeira da cobertura principal, assim como nos forros de madeira. 

     
           Os materiais deteriorados são retirados, estocados, fotografados e catalogados antes de serem autorizados para o descarte final. 





INTEGRANTES DO MOVIMENTO SEMPRE PRESENTES

      Os integrantes do Movimento estão sempre presentes supervisionando tecnicamente os trabalhos executados pelos profissionais do 3º BECmb de Cachoeira do Sul

      São responsáveis técnicos por esta etapa, os profissionais Arquiteto Osni Schroeder, Arquiteta Elizabeth Thomsen, Arquiteto Thiago Faccin Cazarotto e Arquiteta Aline da Rosa.

      O projeto de restauro é de autoria do Arquiteto Júlio Ramos, de Venâncio Aires/RS.



_______________________________________________________


Prefeito Neiron Viegas em Porto Alegre/RS


           Junto com o sol desta terça feira, veio a confirmação de que o Prefeito Municipal, Neiron Viegas, está no Palácio Piratini com o Governador do Estado, Tarso Genro, para a solenidade de assinatura do convênio com o BADESUL, que financiará o restauro do Paço Municipal de Cachoeira do Sul.




Os jornais O Correio e do Povo publicaram a noticia acima, conforme link abaixo:





______________________________________________





__________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário