segunda-feira, 9 de junho de 2014

Inicia a troca de vigas deterioradas

        Na manhã desta segunda feira o tempo seco (e muito frio) ajudou  a equipe do 3º BECmb a dar um importante avanço na recuperação do telhado do segundo pavimento.



       Iniciaram os trabalhos de substituição das peças de madeira deterioradas pela ação de insetos ou pela agressão por umidade. 


                A primeira peça de grande porte substituída é uma peça de apoio da estrutura de caibros que suportam ripas e telhas. A peça, conforme indicam as fotos, teve de ser substituída pela deterioração total


                    A peça estava apoiada parcialmente na alvenaria de tijolos, e recebia também parcialmente um segmento de alvenaria que apoiava uma calha para escoamento de águas pluviais, construída com elementos cerâmicos. A deterioração desta "calha de cerâmica", causou a infiltração que agrediu a peça de madeira agora trocada.
          




           ACOMPANHAMENTO TÉCNICO

        O Arquiteto Osni Schroeder supervisiona, juntamente com os demais profissionais do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, o meticuloso trabalho dos soldados comandados pelo Sargento Rauber na substituição das peças de madeira deterioradas. As peças repostas são de madeiras nobres, com a mesma dimensão e na mesma localização na estrutura do telhado, sempre mantendo o sistema construtivo original da cobertura superior do prédio do Paço Municipal.







        Na nova peça de madeira nobre, foram realizados com precisão os encaixes necessários para sua integração à estrutura, como os de apoio nas duas pontas, e os de recebimento de travessa  de madeira que apoia linhas de madeiras que suportam os espigões do telhado. 



__________________________________________________
 
10 de junho de 2014

                 Na manhã de terça-feira recebemos a visita dos novos proprietários da empresa de coleta de resíduos PAPA-ENTULHO, Sr. Sérgio Gonzaga e Sr. Ramiro Luís Gonzaga, que confirmaram a colaboração da empresa com os trabalhos de restauração do Paço.



      Durante a visita ao prédio, o Sr. Ramiro Luís Gonzaga relatou que, em 1945 ou 1946, acompanhou seu pai na visita a um preso na cadeia e narrou outro episódio ocorrido em 1956, nos arredores do Paço Municipal, envolvendo um conflito entre soldados e brigadianos. Estas interessantes informações serão repassadas para as dedicadas colaboradoras do Arquivo Histórico Municipal, que certamente nos surpreenderão com novos detalhes garimpados nos seus jornais, guardados com muito zelo.

        Agradecemos a colaboração da Empresa Papa-Entulho, que incentiva os esforços de preservação do Paço Municipal e desejamos sucesso aos novos proprietários.

________________________________________________



             Na manhã de terça feira, sob um frio de 8ºC e muita neblina, a equipe conseguiu fixar a viga nova no lugar exato, aliando técnica e estratégia com precisão.



  


_____________________________________________________





LUA COMPANHEIRA

         A Lua, numa homenagem aos que trabalham na restauração do Paço Municipal, não foi embora com a luz do dia frio e claro que chegou. Preferiu acompanhar do céu os trabalhos que avançavam. Sua vigilância não escapou do olhar do nosso artista Renato Thomsen.

_____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário