quarta-feira, 18 de junho de 2014

Problemas & Soluções

 Seguem os trabalhos de recuperação/restauração
 da cobertura principal no prédio do Paço Municipal


                           

          Os trabalhos são executados pela equipe de militares do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em Cachoeira do Sul/RS, comandados pelo experiente Sargento Vanderlei Rauber.

         Todas as ações são acompanhadas tecnicamente e na ação de viabilização logística dos trabalhos, pelos Arquitetos integrantes do Movimento Pela Recuperação do Paço Municipal.




PEÇAS COMPROMETIDAS

          Algumas peças de madeira estão definitivamente comprometidas, pela ação continuada de infiltração de água por aproximadamente 10 anos e pela ação de cupins. É o caso dos frechais de madeira localizados no respaldo das paredes de alvenaria, que recebem o apoio de caibros de madeira do telhado. 

       A peça frechal da parede do alinhamento (na frente) foi trocada totalmente. Nas peças laterais, totalmente apoiadas na alvenaria, acontece a possibilidade de troca parcial, apenas onde ela está comprometida.


        A situação destas peças ocultas não havia sido notada na vistoria feita quando da retirada dos forros. Agora com a retirada do telhado e o andamento dos trabalhos, identificou-se a urgente necessidade de recuperação parcial destas peças de madeira.

       O procedimento exige solução técnica a ser decidida caso a caso, considerando que estas peças fazem parte de uma estrutura montada, situação em que cada movimentação tem repercussão no conjunto como um todo. 




AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA DE MADEIRA



        Após a retirada do telhado foi possível identificar no detalhe todo o alcance da ação dos cupins sobre as peças de madeira do conjunto. 

       Os forros remanescentes, os caibros e as ripas foram totalmente condenados, sendo recomendada sua substituição por peças de madeira semelhantes.

       As peças de madeira da estrutura de tesouras e terças apresentam sinas de ataque de cupins que, avaliados pela equipe técnica, foram considerados de pequena degradação, sendo possível mantê-los com algumas intervenções de substituição parcial, e um tratamento com produtos químicos para combate de insetos invasores.






       Os profissionais Arquitetos acompanham os trabalhos, assumindo decisões no sentido de manter o máximo da estrutura original da cobertura com a máxima segurança estrutural possível para a cobertura restaurada. 


____________________________________________________



               Na manhã de hoje o assessor do Prefeito, Jonas Friedich, visitou as obras de recuperação em curso e trouxe informações sobre o convênio com o BADESUL, assinado ontem em Porto Alegre/RS, além se inteirar com a arquiteta Aline da Rosa, sobre a necessidade da aquisição de material de construção para as próximas etapas do cronograma.


_________________________________________________________


PEITO DE POMBA

             O detalhe fotográfico abaixo, captado pelo fotógrafo Renato Thomsen, é a telha terminal dos espigões de telhado, denominada de "peito de pomba" pela semelhança, em sua parte de baixo, com o peito de uma ave característica do Brasil e das imediações do Paço Municipal, especificamente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário