sexta-feira, 20 de junho de 2014

Substituições

        

   
        Lamentavelmente, os elaborados forros originais de "tabuado de saia e camisa", com tabeira e cimalha decoradas (escondidos pelo forro de placas quadradas de eucatex acrescentado nos anos 60) estão totalmente danificados e esfarelando ao contato, servirão apenas como modelo para as novas peças que os substituirão no futuro.








           Com a remoção dos forros,  é possível o exame cuidadoso do quadro dos frechais, das tesouras, cumeeiras, terças, caibros e ripas. Os caibros e ripas estão irremediavelmente degradados e serão substituídos,  mas a maioria das peças estruturais pode ser mantida, com substituição "cirúrgica" apenas dos trechos apodrecidos pela umidade, atacados por fungos ou insetos xilófagos .




             Observa-se na imagem abaixo o dano causado no frechal (já substituído) pelos cupins e pela falta de manutenção, ao longo dos anos, da calha frontal.












____________________________________________________


Aquarela do artista plástico Prof. Joaquim da Fonseca (1996)


           Aquarela de Joaquim da Fonseca , pertencente à pinacoteca da AMICUS, enviada pela colaboradora do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, Profª Renate S. Aguiar.

__________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário