terça-feira, 3 de junho de 2014

Vistoria do Arq. Júlio Ramos



___________________________________________________


       Durante a terça-feira, dia 02 de junho, o arquiteto Júlio Ramos, responsável pela elaboração do projeto de restauro do prédio do Paço Municipal, vistoriou a execução dos trabalhos em andamento.




       A presença do arquiteto especialista em restauração foi importante, porque muitas definições técnicas a serem adotadas na obra devem necessariamente ser submetidas a ele.  Dentre estas especificações, destacamos as seguintes:


Avaliação da Cobertura:












       Foi realizada avaliação detalhada na estrutura de madeira da cobertura. As tesouras, terças e outras peças importantes na sustentação do telhado, apesar dos seus 150 anos de existência, têm condições satisfatórias de continuarem sua função como elementos estruturais, desde que recuperadas pontualmente onde ocorreram deteriorações provenientes da umidade acumulada ao longo dos anos e que também passem por um processo eficaz de proteção contra a ação danosa de cupins.





       Foi determinado o cuidado extremo na intervenção da cobertura junto aos beirais de telhado, nas laterais assim como ao fundo do prédio. Estes elementos arquitetônicos são estruturalmente sensíveis às agressões mecânicas e de difícil recomposição. Decidiu-se que a ação nos beirais será feita a partir de andaimes laterais, montados especificamente para este tipo de reparo.







Avaliação da parede de Taipa de Mão:

       Continua a determinação de proteção física das paredes internas do pavimento superior. Identificou-se que partes estruturais de madeira estão irremediavelmente deteriorados pela ação de cupins. Estas paredes são elementos com características históricas importantíssimas e serão por ora protegidas, a fim de aguardar uma solução definitiva de restauração no futuro.





Avaliação do reforço das estruturas de madeira:

         Foi aprovado o intenso trabalho, executado pela equipe do 3º BECmb, no reforço e proteção das estruturas de madeira de entrepiso. Reforço este que também permite o deslocamento constante dos operários, com a devida segurança.




Recuperação da Cobertura:

           O arquiteto Júlio Ramos definiu a condição estrutural a ser lançada na recuperação da cobertura, detalhando o dimensionamento e localização das peças de madeira. Foi detalhado, igualmente, o subtelhado que será construído para proteção total contra a umidade proveniente de eventuais goteiras no pavimento superior.




            A forma de assentamento das telhas, as posições das ripas transversais e longitudinais, assim como as proteções de argamassa com cal e areia foram plenamente detalhadas e deverão ser executadas conforme consta no projeto de restauro. 






ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS

          Integrantes da administração municipal, especialmente os que têm a responsabilidade de prover materiais e equipamentos para a execução da obra, têm visitado frequentemente o local dos trabalhos.

         Destacamos a presença constante do Prefeito Municipal, Neiron Viegas, da Secretária de Governo, Ana Cristina Mór, do Secretário de Planejamento, Cristiano Schumacher, da Assessora Rosemeri do Arreal, do Assessor Jonas Fredrich e de outros ligados aos trabalhos em curso na edificação.





____________________________________________________




O acesso à edificação em obras é controlado,
 com vistas a garantir a segurança de todos.


___________________________________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário