quarta-feira, 16 de julho de 2014

Completada a retirada das telhas antigas



SENTIMENTO DE RESPONSABILIDADE E CERTEZA

                 A retirada total das telhas originais da cobertura do prédio histórico é um momento especial para todos os integrantes do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal. Um momento que marca responsabilidade e certeza.






                É um momento pleno de responsabilidade, porque as telhas que estiveram ali por 150 anos cumpriram seu ciclo de vida, vivendo agora apenas nas inúmeras fotos que registram sua beleza secular.








               É, também, um momento de certeza porque a intervenção necessária foi realizada na hora certa e que as telhas novas, com a mesma conformação das telhas antigas (que foram agora retiradas), trarão de volta à edificação a beleza e imponência características das telhas originais.

__________________________________________________


BATALHÃO CONRADO BITTENCOURT

             Neste momento especial, registre-se mais uma vez o nosso agradecimento ao 3º BECmb, ao Comandante Curti e à equipe de sargentos e soldados, pelo significado para a cultura cachoeirense que é esta operação de resgate histórico, realizada com a nossa mão-de-obra militar. 


Se mil vezes agradecermos, ainda será pouco.

______________________________________________



PEITOS DE POMBA


              As duas telhas terminais dos espigões traseiros do telhado superior (com conformação especial e semelhantes a um peito de pomba) serão refeitas com telhas novas na mesma forma, indo as telhas antigas retiradas para um arquivo de materiais e particularidades separados pela Coordenadora do Movimento, Arq Elizabeth Thomsen.




______________________________________________


SUBCOBERTURA


             As fotos registram claramente a qualidade do trabalho de recuperação da cobertura superior e a proteção extra que dará a subcobertura de aluzinco, recomendação normativa do IPHAN, contra eventuais infiltrações da água da chuva que muito prejudicaram a estrutura do telhado, forro e pisos ao longo dos anos. 




________________________________________________





__________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário