quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Estudo da argamassa para o telhado

                   No dia de hoje foi definido o traço da argamassa a ser utilizada como apoio no assentamento de telhas da cobertura principal no prédio do Paço Municipal.



           A argamassa de assentamento, seguindo orientação do Arquiteto Júlio Ramos, autor do projeto de restauro do Paço  Municipal, será feita no traço de 1 parte de cal hidráulica e 3 partes de areia.


                            
            


              O teste da argamassa foi feito no dia de hoje, sendo separado um corpo de prova da consolidação do traço utilizado.
            


          As telhas serão assentadas em ripas de madeira, colocadas horizontal e verticalmente em relação ao plano do telhado, para estabiliza-las. 



            As telhas contemporâneas são do tipo capa e canal, estilo colonial portuguesa, nas mesmas dimensões e conformação das antigas telhas originais (retiradas, catalogadas e estocadas para futura utilização nos telhados laterais).


       
             A telha inferior, do tipo canal, é assentada na ripa horizontal e tem sua imobilidade garantida pelos apoios laterais de duas ripas verticais em relação ao plano do telhado e receberá uma faixa de argamassa nas suas bordas superiores.



        A telha superior do tipo capa está apoiada sobre duas telhas inferiores do tipo canal e terá sua imobilidade garantida pela junção de argamassa junto às telhas canal.


        

           Foi realizada também uma prova da metodologia proposta, para estudo e verificação do seu comportamento, antes da colocação do telhado definitivo.




______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário