sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Imprensa

        O jornal O Correio, edição de 08 de agosto de 2014, publicou notícia sobre a atual fase de recuperação do telhado do prédio histórico do Paço Municipal, quando da visita do Prefeito Neiron Viegas e do Assessor de Gabinete Jonas Friedrich:




  Observação:     Neste momento apenas a subcobertura metálica em Aluzinco está assentada
em metade do telhado. As telhas de barro originais foram todas retiradas e as novas serão colocadas assim que terminar o serviço de montagem da subcobertura.

                             Também creditamos os resultados positivos ao 3º BE Cmb, à união da comunidade cachoeirense e às várias parcerias que nos apoiam, entre elas o Rotary Club Cachoeira do Sul, a Indústria Metal-Mecânica SCREW e a Empresa Papa-Entulho.



_________________________________________________________




Assessoria de Imprensa da Prefeitura divulga nota:


Assunto: Obra de recuperação do telhado e escoramento do Paço já está 80% concluído.

O trabalho que caracteriza a primeira fase de recuperação do Paço Municipal, que está sendo realizado pelo 3º Batalhão de Engenharia e Combate, com apoio da prefeitura e de entidades como a Compahc, está em fase final, com 80% já concluído.

Esta primeira fase tratou de primeiramente fazer o escoramento do prédio para que não houvesse riscos de desabamentos e danificação das estruturas antigas.

Ainda na primeira parte do trabalho está acontecendo a recuperação do madeirame que sustenta o telhado, bem como a troca as telhas de barro.

Segundo o 1º Sargento Vanderlei Rauber, que coordena a equipe de oito soldados que atuam na obra, foi substituído grande parte da madeira de sustentação do telhado (flechais, contra-flechais e caibros), havendo a conservação e tratamento com veneno contra cupim em alguma parte da estrutura.

“Já foi colocado pelo menos metade do subtelhado e falta agora o ripamento e a colocação das telhas de barro”, falou Rauber. Segundo ele, dependendo do clima, na metade de setembro esta fase estará conclusa.

ECONOMIA – Rauber estima que o valor gasto com toda esta primeira fase, envolvendo a compra de telhas, pregos, veneno e subtelhado, além de alguma parte de madeira, não tenha ultrapassado R$ 40 mil reais. Caso fosse contratada uma empresa para realizar o serviço, este valor utrapassaria a marca dos R$ 500 mil, envolvendo mão de obra e material, principalmente por se tratar de recuperação de prédio antigo.

Isso se deve porque a maior parte do madeirame usado foi desdobrado na serralheria do patronato agrícola, minimizando drasticamente os custos da obra. Outro fator que levou a queda do custo foi a doação da maioria das madeiras usadas no escoramento e no telhado.

Rauber atribui o sucesso da empreitada ao grupo de recuperação do Paço, coordenado pela arquiteta Elisabeth Thompsen, Compahc e aos engenheiros e arquitetos responsáveis pela obra, Osni Schroeder, Aline Rosa e Thiago Faccin.

“Não podemos esquecer da vontade do prefeito em querer a recuperação do Paço. Isso também foi decisivo para que estivéssemos neste patamar de recuperação atual”, falou Rauber.

Na tarde desta quarta-feira, o prefeito Neiron e o chefe de gabinete Jonas Friedrich estiveram no Paço verificando o andamento da obra.

“Eles estão fazendo um trabalho excelente e com um profissionalismo indiscutível. Agradecemos a todos envolvidos, principalmente ao Exército Brasileiro por tudo que fizeram”, falou o prefeito.

Registro de Responsabilidade Técnica foi assinado hoje
O grupo de arquitetos do restauro esteve reunido hoje com o prefeito para formalizar legalmente a responsabilidade pela empreitada através da assinatura do RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), termo obrigatório que oficializa os profissionais como responsáveis pela obra.


_________________________________________________________


              O Jornal do Povo, edição de 09 e 10 de agosto de 2014, também publicou uma nota que divulga o atual estágio das obras de recuperação do telhado superior do prédio do Paço Municipal.


O link para as matérias está logo abaixo:




_________________________________________________________



Foto aérea antiga de Robispierre Giuliani



Nenhum comentário:

Postar um comentário