quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ripas colocadas - Vistoria Arq Ramos



Estrutura de Madeira
             Recuperada a estrutura de madeira do telhado principal, e a implantação da subcobertura de aluzinco (recomendação do IPHAN para prédios tombados), concluiu-se hoje outra parte importante, que é o ripamento para fixação das telhas. 
             O ripamento, por exigência técnica do tipo de telha, igual à original do telhado, necessita de ripamento nos dois sentidos: um ripamento horizontal ao plano do telhado para fixação da telha de canal, e outro vertical ao plano de telhado para escoramento da telha de capa.
             O ripamento foi executado a partir de gabaritos de madeira, produzidos nas dimensões relativas das telhas e do projeto original do telhado.
             O ripamento executado corretamente forma um telhado esteticamente equilibrado com linhas ortogonais e perpendiculares.


Contrafeitos
             Os "contrafeitos" (secções de caibros) que formam um diferença no grau de inclinação do telhado, característica original da edificação, foram colocados rigorosamente iguais aos que foram retirados por estarem completamente degradados na sua integridade. Parabéns ao pessoal do 3º BE Cmb.





Arquiteto Julio Ramos fiscaliza


             O Arquiteto Júlio Ramos, autor do projeto de restauro do Paço Municipal, esteve nesta quarta feira, vistoriando o andamento das obras. O restaurador conferiu detalhes da subcobertura metálica de aluzinco, e do ripamento para assentamento das telhas de cobertura. Detalhou, também, a forma como será utilizada argamassa de cal e areia, no acabamento final de assentamento das telhas, que dará a segurança de vedação contra eventuais infiltrações de umidade e água da chuva.










______________________________________




]


           Um dia desses, nossa colega Ione San Martin Carlos, referiu o quanto era bom ver os "capacetes azuis" sobressaindo-se no telhado do Paço Municipal. Aquela imagem representava a volta à vida do casarão histórico.

         A foto abaixo, do Renato Thomsen, representa este exemplar trabalho do Exército Brasileiro, do 3º BE Cmb, do seu comandante, dos seus oficiais, sargentos e soldados.  

         Ela registra o flagrante humano de recolhimento dos militares ao final de um dia de muito trabalho, para descansados, voltarem no outro dia para continuar sua missão.
       

Divulgar esta foto é uma maneira de agradecermos, como Movimento,
 à dedicação e à competência destes incansáveis colaboradores. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário