quarta-feira, 4 de novembro de 2015

COMPAHC confere as obras no Paço



            Na manhã de hoje, Ione Sanmartin Carlos, presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural de Cachoeira do Sul, juntamente com alguns de seus Conselheiros inspecionou o andamento
das obras de restauração em curso na edificação do Paço Municipal.



             A Arquiteta Elizabeth Thomsen, coordenadora geral do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, guiou os integrantes do Conselho pelas dependências que estão sofrendo grandes intervenções espaciais e estruturais para retornarem às suas características originais, de acordo com o projeto de restauro do Arquiteto Júlio Ramos.





         Os integrantes do COMPAHC também puderam conferir vários detalhes arquitetônicos que ficaram "escondidos" por muitas décadas, como as grades originais da cadeia municipal, o teto de tijolos em forma de arco e os
ladrilhos hidráulicos do piso antigo.








             Apesar da grande área construída que necessita reparos, o ritmo de trabalho de engenharia da Construtora Granzotto causa uma boa impressão pela agilidade, organização e profissionalismo dos seus técnicos.



           Aproveitando a trégua das chuvas, o trabalho de demolição dos anexos (construções da década de 70, que descaracterizavam os fundos da edificação) segue adiantado.





           O grupo sobe até o andar superior para apreciar o trabalho de restauração das peças de madeira, no salão da antiga Sala de Juri (e depois Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul).









 







          Nesta visita guiada, o COMPAHC inteirou-se, mais uma vez, do extenso trabalho iniciado pelo Movimento pela Restauração do Paço Municipal e agora assumido, com competência, pela Construtora Granzotto. O pessoal técnico da área de engenharia/arquitetura e o especializado em restauro de madeira, que se dedicam às tarefas de forma minuciosa, mostram-se dedicados à sua missão de resgatar a edificação histórica do Paço Municipal.  







_________________________________________


       OBS:


                   Chegou a nova máquina aplainadora de madeira, para a marcenaria da Construtora Granzotto que será instalada no local das obras. Com mais esta aquisição o ritmo e a qualidade dos serviços serão otimizados.




              Também chegaram as chapas de aluzinco, que servirão como sub-cobertura para protegerem os novos telhados laterais de eventuais goteiras.





O Paço na imprensa:

O Jornal do Povo, edição de 28 de outubro de 2015,
publicou em sua capa e na página 4 uma reportagem
sobre a restauração do Paço Municipal e
as revelações de um passado escondido:




___________________________________________










Nenhum comentário:

Postar um comentário