segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Retorno à Arquitetura original



RETIRADO O FORRO DO SALÃO
 DA ANTIGA SECRETARIA DA FAZENDA
                   
          A retirada é feita com muito cuidado, visando o máximo reaproveitamento de peças e dos frisos de madeira.
         O projeto é reaproveitar as peças de madeira que mantém sua integridade, ou no próprio local ou em outras dependências de dimensões menores.




       Infelizmente se constata uma acentuada degradação, por cupins na madeira do forro, projetando pouco aproveitamento das peças originais.


 


ESTRUTURA DO ENTREPISO DE MADEIRA

       A retirada do forro, no pavimento inferior, mostrou a estrutura de madeira que sustenta tanto o forro, quanto o piso da pavimento superior.
      Ela está em boas condições, com exceção do espaço onde por muitos anos houve infiltração de água da chuva.




ARCOS E  RESSALTOS INTERNOS

          
               A retirada da laje de concreto, que foi executada por volta da década de 70, revelou arcos internos que ficaram escondidos e também ressaltos de pilares que foram suprimidos no passado. Estes detalhes integram a riqueza arquitetônica da edificação e deverão ser restaurados/recuperados.



    





CONSTRUÇÃO ANEXA RETIRADA

Antes

Depois 
         
           As salas anexas que haviam sido incorporadas à edificação na década de 70 foram demolidas, seguindo projeto de restauro do Arquiteto Júlio Ramos.
         




         Esta etapa de limpeza efetuada pela Construtora Granzotto revela ricos detalhes, como pinturas antigas do prédio além de acabamentos escondidos pela construção do anexo.





MURO DA CADEIA

         Uma outra interrogação sobre a cadeia civil municipal, era sobre o muro que limitava o pátio interno, possivelmente de uso controlado pelos presos. Fotos antigas mostram-no em segundo plano, revelando-o alto e contínuo.

         A demolição do anexo, possibilitou concluir que o muro foi reaproveitado para a construção das salas que foram agora demolidas.           Esta parte do muro remanescente permite visualizar sua construção com tijolos maciços, argamassa de barro e espessura de 60 cm. Este trecho do muro original será preservado.

               O Prefeito Neiron Viegas e a Secretária Cristina Mór estiveram junto aos integrantes do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, inteirando-se das novidades que a edificação histórica nos apresenta.



NOVO VISUAL
          A remoção de anexos à edificação do Paço Municipal, possibilita a sua visualização como era originalmente, sem estar encravado a outras construções mais recentes.



______________________________



CADEIA PÚBLICA E GRADE

       A grade descoberta escondida entre duas camadas de tijolos paralelas, era de uma cela coletiva. Isto mostra uma planta antiga do prédio, visualizada logo abaixo.

      A cadeira pública tinha oito celas, duas para vários presos e mais seis, possivelmente para aprisionamento individual ou para um número menor de apenados.

Planta-baixa dos dois pavimentos do Paço Municipal

          
           Ontem, arquitetos do Movimento Pela Recuperação do Paço Municipal, com o auxílio de profissionais da empresa responsável pelo restauro, aumentaram um pouco mais a abertura nos tijolos que escondiam a grade original da Cadeia Civil, para visualizá-la na sua totalidade.


  


          Após estudos preliminares concluiu-se que a grade é uma abertura de ventilação para o lado externo da edificação, que foi fechada com tijolos nos dois lados, quando da construção do banheiro anexo.


              O detalhe é que as barras verticais se prolongam através das molduras de madeira (bastante degradada), seguindo chumbadas à alvenaria.





RESTAURAÇÃO DE ESQUADRIAS INTERNAS

          

         O trabalho de restauro de esquadrias internas de madeira continua sendo feito pelo especialista Alexandre Pohlmann Machado


        
               Na foto acima, que mostra a ação de restauro em um dos corrimãos da escadaria do andar superior, vê-se ao fundo o arco da esquadria que dava acesso à cadeia pública escondido por intervenções que o transformaram numa pequena porta. O vão original na sua integralidade será recuperado e restaurado.





Concluída a remoção das camadas de tinta nas peças
de madeira na antiga Sala de Júri, no andar superior.

___________________________________






Nenhum comentário:

Postar um comentário