terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Telhado lateral - 50% coberto

Clique sobre as fotos para amplia-las.
É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.




            A equipe da Construções Granzotto, que restaura o Paço Municipal, está em férias coletivas até o dia 4 de janeiro, mas o ano de 2015 encerra com grandes esperanças e expectativas!

         
        O telhado lateral esquerdo do Paço está com 50 % das telhas colocadas e a subcobertura de aluzinco já está protegendo a respectiva área interna. O telhado do segundo pavimento foi executado na primeira fase da restauração pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate de Cachoeira do Sul, protegendo as raras e preciosas paredes internas de taipa-de-mão. 




           As telhas e o madeiramento para o telhado lateral direito já foram adquiridos. Em breve as salas voltadas para o jardim do lado direito também estarão protegidas das intempéries.




          Um estudo criterioso para sanar as patologias estruturais existentes precederá a  impermeabilização do terraço sobre a antiga Cadeia, protegendo este importante setor da edificação.

         As aberturas externas do segundo piso estão sendo restauradas e as amostras das argamassas estão sendo analisadas no CIENTEC para o restauro das alvenarias, que iniciará logo após a conclusão das coberturas. 






           
            A vice-presidente do COMPAHC, Mirian Ritzel, esteve no local, a presidente Ione Sanmartin Carlos e a arquiteta Aline da Rosa estavam a caminho, mas a visita técnica foi cancelada porque as fortes chuvas anteciparam o recesso natalino dos operários, que retornaram às suas cidades de origem.




        Apesar da chuva constante, o Prefeito Neiron Viegas e o conselheiro do COMPAHC Rafael Rochembach, acompanharam a arquiteta Elizabeth Thomsen e o fotógrafo/blogger do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, Renato Thomsen, em busca do melhor ângulo para visualizar o novo telhado sendo refeito conforme era a 150 anos atrás.


_______________________________________



Um comentário: