terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Telhado lateral recupera forma original

TRABALHADORES NO TELHADO

                 O atual estágio das obras de restauro do Paço Municipal traz de volta uma imagem com a qual havíamos nos acostumado: a presença dos soldados do 3º BECmb, na missão de restaurar o telhado principal. Agora, trabalhadores da Construtora Granzotto recuperam o aspecto do telhado lateral esquerdo que havia sido descaracterizado com a colocação de telhas em fibrocimento.





ESTRUTURA DO NOVO TELHADO

       Existem dois telhados em nível inferior na parte principal da edificação do Paço. O que está atualmente sob intervenção tem um vão livre menor nas tesouras de madeira (há o apoio intermediário da parede do corredor de circulação).

     As madeiras colocadas receberam tratamento prévio contra infestação de insetos.

    Também está sendo colocado, por recomendação geral do IPHAN, um sub-telhado de aluzinco para garantir a impermeabilidade total da cobertura.

    As telhas a serem utilizadas neste telhado de nível inferior são do mesmo fabricante das telhas do telhado superior, já concluído.





Acompanhamento Técnico


        Os voluntários Arq Elizabeth Thomsen (Coordenadora Geral), Arq Osni Schroeder (Coordenador Adjunto) e Arq Thiago Cazarotto tem comparecido regularmente, acompanhando e fiscalizando o andamento da obra de restauro. A avaliação é de que os trabalhos correm como o planejado!

       A Arq Aline da Rosa servidora do Município de Cachoeira do Sul tem acompanhado mais de perto a restauração do prédio, visto que foi contratada para esta função.




SEGURANÇA NO TRABALHO


          Os procedimentos previstos na NR 35 do Ministério do Trabalho e Emprego estão sendo rigorosamente observados pelos trabalhadores da Construções Granzotto no restauro da edificação histórica.







Restauração competente das esquadrias


           As esquadrias do pavimento superior estão sendo restauradas pelo especialista Alexandre Pohlmann Machado











Parte da equipe da Construções Granzotto




Paredes para os novos banheiros

NOVOS SANITÁRIOS EM OBRAS

        A estrutura de madeira da cobertura do local dos sanitários está pronta. Neste pequeno telhado serão recolocadas as telhas antigas, em boas condições, retiradas dos telhados existentes, como testemunho de uma época da história da edificação. Também neste telhado será colocado um sub-telhado de aluzinco para garantir a inexistência de infiltrações, devido à pouca inclinação deste trecho de cobertura.


A grade recém descoberta da antiga cadeia
receberá um projeto específico para seu destaque merecido



CORREDOR DA ANTIGA CADEIA


           A foto acima mostra, em primeiro e segundo planos, os modernos equipamentos que estão sendo utilizados nas obras de restauro. Ao fundo a imponente porta em arco que será recuperada, com a retirada de alvenarias de fechamento que a transformaram numa esquadria menor.




PLACAS DA OBRA



Registram iniciativas e responsabilidades técnicas

__________________________________________






A OPÇÃO DO HOMEM

NO PAÇO, A MÃO DO HOMEM CONSTRÓI E PROTEGE.

NO CHATEAU D'EAU, A MÃO DO HOMEM DESTRÓI E ABANDONA.



Arq Osni Schroeder




Um comentário: