terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Reunião Geral na obra


ENCONTRO DE RESTAURADORES E COLABORADORES


          A manhã desta terça feira, foi de encontro entre as várias instâncias interessadas no sucesso da restauração do Paço Municipal.

         Estiveram presentes os representantes da empresa Construções Granzotto, da Prefeitura Municipal, do Compahc e do Movimento pela Restauração do Paço Municipal




TELHADO INTERMEDIÁRIO ESQUERDO PRONTO


          Um dos telhados intermediários já está pronto, faltando somente a ligação dos condutores pluviais verticais.

         Houve uma certa dificuldade (já solucionada) na aquisição das telhas, com formato semelhante às originais, considerando dificuldades de produção na empresa fabricante.  



ARQUITETO JÚLIO RAMOS VISTORIA RESTAURO


          O Arquiteto Júlio Ramos, autor do projeto de restauro do Paço Municipal, esteve em Cachoeira do Sul para vistoriar o andamento das obras de restauro executadas pela empresa Construções Granzotto Ltda.

        O profissional manifestou-se positivamente impressionado pelo andamento dos trabalhos, ressaltando o acerto de prever a retirada das lajes de concreto intermediárias que haviam sido construídas para, repartindo em dois o pé-direito elevado, criar espaços de depósito para materiais. A retirada destas lajes devolveu o aspecto original do prédio, com toda a sua imponência.

        Vários detalhes técnicos foram discutidos com os integrantes do Movimento Pelo Restauro do Paço Municipal, entre eles:
 - A localização do elevador interno para acesso ao pavimento superior.
 - A integridade das paredes de taipa de mão e sua manutenção.

       Júlio Ramos acompanhou a preparação para execução do segundo telhado intermediário (lado direito) do Paço Municipal. O primeiro já foi completado, restando apenas os direcionamentos tubulados de águas pluviais.

      Ele também manifestou-se vivamente impressionado com os modernos equipamentos de marcenaria localizados nas dependências internas do Paço Municipal, refletindo um fato positivo, segundo ele, de que as esquadrias serão restauradas ou reconstruídas quando for o caso, no interior da edificação. Nenhuma esquadria deverá sair desnecessariamente para marcenarias externas a fim de receber intervenção de restauro. 


ARQUITETA ROSELY HACHMANN,  DA CONSTRUTORA GRANZOTTO, TAMBÉM ESTEVE NO PAÇO


           A arquiteta Rosely Hachmann, responsável técnica pela execução do restauro do Paço Municipal também esteve presente, vistoriando as obras.

         A profissional patrimonialista, aproveitando a presença de integrantes do Movimento e do arquiteto Júlio Ramos, dirimiu algumas dúvidas sobre os procedimentos a serem implementados nas próximas etapas da obra. 


ILUMINAÇÃO ZENITAL DE ANTIGA CELA DA CADEIA
         

          A demolição de um conjunto de sanitários que havia sido construído sobre a laje do terraço que cobre a antiga cadeia, mostrou um ponto onde havia uma iluminação sobre uma das celas. A claraboia lacrada, agora descoberta, é uma das muitas surpresas agradáveis que o Paço Municipal continua apresentando.



          O arquiteto Júlio Ramos, autor do projeto de restauro, solicitou que fosse efetuada uma abertura na parede lateral deste vão de iluminação para verificar como se comportam os arcos que formam o conjunto da antiga cadeia, em termos de estrutura e impermeabilização.


PANO DE TELHADO DE TELHAS ANTIGAS


        Um pano de telhado, com sub-telhado de aluzinco, garantidor da impermeabilização está sendo montado como expositor das telhas originais que protegeram o Paço por 150 anos.


TELHADO DIREITO EM ANDAMENTO


         O telhado intermediário direito, executado nos anos 70 em telhas de fibrocimento está sendo retirado inteiramente. Neste trecho ainda são preservados as peças de madeira que sustentavam o forro, de uma ala do pavilhão principal do Paço. A estrutura original será mantida.  


             A cobertura que está sendo realizada é a última etapa de execução de cobertura do restauro em andamento. Depois de tudo protegido, começam importantíssimos trabalhos internos logo abaixo.



PLATAFORMA ELEVATÓRIA


            O Paço Municipal restaurado terá todos os requisito exigidos pela legislação de acessibilidade. Está projetado um elevador de pino hidráulico para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais ao pavimento superior.

           A escada original será mantida nas suas características de materiais, dimensões e número de degraus. 


SUBTENENTE RAUBER PRESENTE NA OBRA


            Motivo de alegria de todos os presentes no Paço Municipal, na terça pela manhã, foi a visita do agora Subtenente Rauber (foi promovido no Exército Brasileiro) que está em férias e a passeio na nossa cidade.

           Vanderlei Rauber foi o grande executor dos primeiros trabalhos no prédio do Paço, escoramento emergencial e a execução do telhado superior, depois de ter sido fundamental na recuperação da Ponte de Pedra. Todos estes trabalhos, desenvolvidos pela parceria do 3º Batalhão de Engenharia de Combate de Cachoeira do Sul. 

          Rauber reviu amigos e parceiros. Também se manifestou positivamente impressionado com a dimensão e a qualidade dos trabalhos de restauro desta 2ª fase.


COMPAHC PRESENTE


            O Compahc tem recebido todas as informações sobre o andamento da execução do projeto de restauro que aprovou.

            O Conselho esteve presente na manhã de encontros técnicos, com a presença da presidente Ione Sanmartin Carlos, Vice Mirian Ritzel, conselheiro Miguel Felippe de Moraes. A assessora do Arquivo Histórico Municipal, Jussara Garske, também participou da visita.





           O Conselheiro Miguel lembrou da necessidade de registrar formalmente todas as intervenções, a fim de se criar um arquivo histórico para as gerações futuras. Ele questionou a reconstrução aperfeiçoada, em vez da simples restauração, de caixilhos das esquadrias muito deterioradas.




         O Engenheiro Granzotto, justificou o procedimento que acontece em algumas esquadrias, pelo fato de muitas delas já não serem originais da edificação e nem características do período de construção, sendo esquadrias produzidas em escala industrial, sem maior valor histórico, sem maior qualidade, o que fez com que decidisse buscar a forma original, mas com maior qualidade e efeito estético. 

        Informou, também que sua empresa não restaura uma esquadria que já apresenta patologias graves e tem defeitos estruturais que a comprometam, assim como ao prédio que está sendo restaurado.


          A arquiteta Elizabeth Thomsen, chamou para os arquitetos do Movimento pela Restauração do Paço, a decisão de priorizar a qualidade das esquadrias em detrimento da manutenção de uma pretensa e duvidosa originalidade das esquadrias sob intervenção.

         O arquiteto Osni Schroeder, voluntário, Coordenador Adjunto do Movimento, Presidente da AMICUS e também conselheiro do Compahc, ratificou a manifestação da Coordenadora Geral sobre a intervenção nas esquadrias externas, afirmando  que as existentes são de fabricação relativamente recente e produzidas em ambiente industrial. Lembrou ainda que as janelas originais da edificação eram do tipo "guilhotina" como atestam fotos antigas e uma janela remanescente para o terraço ainda em pleno uso. 


         A arquiteta Elizabeth considerou proveitosa a troca de opiniões técnicas, considerando ser isto normal num processo de restauro de uma edificação histórica como o Paço Municipal, reafirmando a importância da presença do Compahc no nível dos aconselhamentos e das decisões que têm de ser tomadas, no dia a dia da obra.





OPINIÃO ARQ OSNI SCHROEDER

             O processo de restauro de uma edificação tem regras flexíveis, cada uma determinando uma linha de intervenção, desde que tenham o objetivo de confirmar uma técnica construtiva existente e preservar um bem. Neste caso cada linha de intervenção pode ser considerada rigorosamente válida.

            A intervenção depende da decisão técnica do restaurador e de fatores sociais e econômicos presentes na obra.

            Quantas belezas já perdemos por priorizarmos uma técnica de intervenção proposta de difícil execução, em detrimento de soluções que são corretas sob o ponto de vista de restauro e de melhor solução?

          No caso da intervenção em algumas esquadrias externas, em que a solução do passado, não original, mostra pobreza de solução e desgaste insanável, oriundo de infiltrações e ação do tempo, justifica-se uma solução de descarte da insuficiente peça remanescente para se adotar uma solução moderna, mais próxima da qualidade construtiva original. 

         Resumindo, não se pode ficar refém, tecnicamente, de uma solução qualitativamente insuficiente de passado recente, em detrimento da busca da qualidade original com outra solução.  




PRIMEIRA ESQUADRIA EM FASE FINAL DE RESTAURO

           Na foto acima, uma amostra da qualidade de uma janela do pavimento superior restaurada com o aproveitamento de marcos, tampos de madeira e reconstruída nos caixilhos de vidro em situação precária de restauro. A meticulosa reconstrução foi executada dentro da própria obra de restauro.









Abaixo, alguns registros captados durante a reunião:









_________________________________________


Um comentário:

  1. Estou encantada com todas as decisões e encaminhamentos dados nesta restauração do Paço Municipal ! Parabéns a todos !

    ResponderExcluir