quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Aberturas

DEFINIÇÕES DAS ESQUADRIAS

             O restauro das esquadrias (portas e janelas) da edificação do Paço Municipal exige acompanhamento constante de profissionais técnicos, de historiadores e de parceiros interessados na revitalização deste patrimônio.


       Na imagem acima, em uma das janelas nos fundos do pavimento superior há o resquício de uma esquadria provavelmente original do prédio, considerando pesquisas em fotografias antigas. A parte superior é fixa e composta de pequenos quadriculados de vidro. A parte inferior que não mais existe, deveria ser no mesmo quadriculado, porém móvel totalmente ou então com elementos móveis. Na parte interna (foto abaixo), haviam dois tampos de madeira maciça, garantidores da segurança e resguardo da intimidade interior. 





          Uma das discussões da reunião de hoje, com integrantes do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, arquitetos e colaboradores da empresa executora do restauro, foi de definir, nesta janela especial e em outras, detalhes construtivos a serem preservados, perseguindo o objetivo da busca da máxima originalidade na obra.




TAMPOS INTERNOS


              O levantamento cadastral das esquadrias da edificação identificou que a grande maioria do tampos internos, são inteiriços dois a dois, fechando-se no eixo central da esquadria. Confirmou-se a manutenção desta disposição, com exceção das esquadrias do pavimento inferior que sofreram uma intervenção relativamente recente e têm tampos de madeira articulados. 


           Na prática, a análise das esquadrias mostrará vários tipos de soluções, o que identificará os vários momentos de intervenção com restaurações que a edificação teve ao longo do tempo. 



GRADE DA ANTIGA CADEIA

          A  grade da antiga cadeia, descoberta depois de muitos anos escondida entre duas paredes paralelas, continua desafiando a geração de técnicos parceiros do restauro para busca de uma solução que valorize-a como merece.
        Ela que, provavelmente, já assistiu muita história do prédio, merece ser tratada como uma joia integrante da edificação.



DANIELE SCHWAB

         A acadêmica de Arquitetura Daniele Schwab participou, a convite da Coordenadora Geral Arquiteta Elizabeth Thomsen, dos trabalhos na manhã de hoje. 









__________________________________




LUZ NO "FIM DO TÚNEL" DA ESTAÇÃO

            
               A Procuradoria Jurídica do Município de Cachoeira do Sul, através do seu Procurador Dr.Leonel Slomp Gonçalves, informou ao Arquiteto Osni Schroeder, Presidente da AMICUS e Coordenador Adjunto do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, a formalização da cessação de vigência do convênio municipal que vinculava o prédio da antiga Estação da Ferreira à entidade Defender, para fins de restauro e que nunca foi cumprido.


              

             O convênio, agora extinto, inviabilizava que integrantes dos Movimentos Voluntários da Ponte de Pedra e do Paço Municipal se unissem e trabalhassem para resgatar do declínio, restaurar e destinar uma finalidade para a histórica estação ferroviária, que apresentou nos últimos 10 anos uma degradação rápida e assustadora, como ilustram os registros abaixo: 



Imagens aéreas recentes, da DRONE Eventos:
Fotograma: Drone Eventos

Fotograma: Drone Eventos

________________________________________

Um comentário: