terça-feira, 15 de março de 2016

Elevador e desmontagem dos pisos


ELEVADOR PARA GARANTIR ACESSIBILIDADE PLENA A TODOS


        Nesta semana iniciam-se os trabalhos de infraestrutura necessários para a instalação de um elevador que vai garantir acessibilidade plena a todos os cidadãos que visitarem o Paço Municipal. 

       Os integrantes do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, coordenados pela Arquiteta Elizabeth Thomsen e pelo Arquiteto Osni Schroeder, conferiram o projeto de instalação e seus detalhes construtivos, considerando-os adequados ao prédio histórico.



        O equipamento de transporte vertical foi projetado pelo Arquiteto Julio Ramos, autor do projeto de restauro. 

       O elevador vai ter uma caixa estruturada em concreto e alvenaria, tendo um percurso único do térreo ao pavimento superior. 


VOLTA DO EIXO PRINCIPAL DA EDIFICAÇÃO

         Por muito tempo o antigo eixo principal da edificação foi interrompido para instalação de uma copa para preparação de cafezinhos. No trabalho de restauro o eixo principal será recuperado, com a complementação do arco de alvenaria existente.


TÁBUAS DO ASSOALHO ANTIGO
 COMPLETAMENTE COMPROMETIDAS

        A estrutura de sustentação do assoalho e o forro, no pavimento inferior, mostra-se bastante comprometida na área onde será instalado o elevador. Muitas peças serão retiradas por não apresentarem as mínimas condições de restauração.



      Parte do piso de tábuas, no pavimento superior, ainda eram da composição original, a julgar por sua espessura e largura. Em estado precário e inevitavelmente comprometidas pela ação de insetos e umidades, estas tábuas foram retiradas para substituição por peças de madeira de lei nas mesmas dimensões das originais.

    



ESTRUTURA DE SUSTENTAÇÃO DE ENTREFORRO,
PRATICAMENTE INTACTAS


        Depois da retirada de peças de madeira que sustentavam o forro do pavimento inferior e o piso do pavimento superior foi possível verificar que as vigas de sustentação estão íntegras.


          A exceção é a peça que sustenta a parede de taipa de mão, que já recebeu reforço estrutural metálico que não ficará aparente (foto acima) e as duas peças posteriores que ainda receberão avaliação técnica em relação à sua estabilidade.


VOLUNTÁRIOS



        O atual estágio das obras de restauro, assim como o ritmo de trabalho da equipe da Construções Granzotto, exige a presença constante de voluntários do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal e da Arquiteta da Prefeitura. 


A cada dia, uma novidade se revela





PROSPECÇÃO DAS FUNDAÇÕES


           Continuam os trabalhos para a consolidação de informações sobre a técnica construtiva das fundações.


         O tipo de fundação já foi definido pela amostra que veio à luz, com a retirada do assoalho de madeira do pavimento inferior.


          A prospecção continuará com a análise para definição das dimensões totais e sua configuração volumétrica.




APOIOS PARA DAR ESTABILIDADE




         A foto acima mostra um interessante detalhe construtivo, raramente visto em estruturas de madeira.

       Apoios, localizados de forma inclinada e cruzada dois a dois, tornam-se elementos importantíssimos na estabilidade do conjunto - uma viga de madeira segurando a outra na ocorrência de eventual instabilidade.


 Tudo a ver, metaforicamente, com os relacionamentos
 humanos em ações de objetivos coletivos. 


___________________________________



PONTE DE PEDRA

Firmeza, força e...  Muita saudade dos momentos
 lá vividos na sua reconstrução.




O Drone pilot Mauricio Carlos Dias gravou um
vídeo com sobrevoo sobre a Ponte de Pedra, em
06 de março de 2016. Confira no link abaixo as
belas imagens aéreas do monumento histórico: 


LINK: Clique aqui para assistir ao vídeo da Ponte de Pedra









Nenhum comentário:

Postar um comentário