quarta-feira, 23 de março de 2016

Pisos, aberturas e elevador

PISO DA ANTIGA CADEIA


             Os voluntários do Movimento pela Restauração Paço Municipal, realizaram investigação detalhada para definir qual o tipo de piso original que havia na cadeia, quando esta função pública era desenvolvida no prédio do Paço (da sua construção até meados da década de 1950 a cadeia pública de Cachoeira do Sul era abrigada nesta edificação).

          Nos últimos tempos, os locais da antiga cadeia foram usados para abrigar atividades administrativas diversas. Os pisos eram de madeira (no antigo corredor da cadeia) e de forração sobre base cimentada (no local das antigas celas). 

        


         A retirada dos pisos recentes e das argamassas de assentamento e barroteamento de madeira, revelaram um base de piso argamassado e alisado. 
         Os níveis destas bases têm referência com pisos de circulações existentes nas demais dependências internas do Paço, permitindo concluir que as celas e o corredor da cadeia tinham um piso de argamassa alisada.

         Esta circunstância influenciou na decisão de não retirar o piso da antiga cadeia que é inapropriado para a utilização administrativa futura, mas merece ficar no prédio onde sempre esteve, como base agora para um piso de revestimento liso e lavável.

         Colocar naquele local um piso de madeira, à semelhança do que será no restante do prédio, implicaria na retirada de todo o antigo piso da cadeia criando assim o espaço inferior necessário para ventilação da madeira. 

        Esta ação alternativa, além de extremamente agressiva à constituição do prédio, seria uma negação da importância histórica e da preservação, ainda que oculta, da utilização primeira do local. 






PISO DO GABINETE DO ANTIGO INTENDENTE


            O piso do Gabinete do Intendente Municipal, quando construído no início do século 20, era feito de madeira. Numa das intervenções de reforma do prédio, havia sido retirado o piso de madeira, aterrado o espaço de ventilação sob o piso e colocado um tipo de forração sintética.




           Já está em pleno andamento, nesta etapa do restauro, a reconstituição da configuração original do piso da sala do antigo Intendente, que será utilizada agora como Gabinete do Prefeito Municipal, conforme consta no projeto de restauração. 





ESQUADRIAS INTERNAS VOLTAM
 À SUA CONFIGURAÇÃO ORIGINAL



          Algumas esquadrias, considerando a desconfiguração total da sua autenticidade assim como o avançado estado de degradação, estão sendo recompostas integralmente, na sua condição original.  

        


          Um detalhe especial, praticamente abandonado em várias intervenções passadas é a volta, em todas as esquadrias, do
peitoril da janela construído em peça única de madeira. 

        

      


         Os resultados altamente positivos do processo de restauração e/ou recuperação estão agora evidentes em algumas esquadrias externas, que são justamente as mais agredidas esteticamente, considerando a construção, no passado recente, de uma laje de entrepiso concretado (que serviu como depósito para arquivos de documentos) que as seccionou totalmente, logo abaixo de seus respectivos arcos.
 
        
       Em uma destas esquadrias (foto acima), agora recuperada, foi trocada uma janela basculante de ferro e uma velha armação de ar condicionado por uma janela de madeira, modelo existente no início do século 20.




USO DE "FURADEIRA"?


           Algumas fotos do restauro das janelas, especialmente nos seus marcos, sugerem o uso de "furadeiras", de uma forma um tanto excessiva...


           Na realidade a ferramenta utilizada pelos profissionais restauradores é um equipamento especial, gerador térmico, auxiliar nos trabalhos de retirada de revestimentos excessivos de tintas e auxiliar na restauração da madeira na sua condição natural, através do calor. 




"ELEVADOR SUBINDO"


A construção, em alvenaria, do "poço"
do futuro elevador já atingiu o 2º piso


          A construção de um elevador, para acesso ao pavimento superior, está adiantada. Já é possível prever que brevemente será liberado o habitáculo para a instalação dos equipamentos que compõem a plataforma elevatória.







ARGAMASSAS


          Já estão armazenados nas dependências do prédio os sacos de argamassa de revestimento de paredes, produzidas através de processo especial, pela empresa Dagoberto Barcelos, de Caçapava do Sul/RS, especificamente para a obra de restauro do Paço Municipal de Cachoeira do Sul.


       As argamassas especiais, a serem utilizadas no restauro, são produzidas industrialmente com um tipo de cal muito próximo ao que existia na época da construção do Paço assim como uma areia especifica, também semelhante à que existia no rio Jacuí, à época.


________________________________




Um comentário:

  1. Excelente trabalho! Parabéns à todos da equipe, estamos orgulhosos do trabalho de vocês.

    ResponderExcluir