quarta-feira, 9 de março de 2016

Várias frentes de trabalho



PISO DE MADEIRA NO TÉRREO


            O piso de madeira do salão principal, no pavimento térreo, de construção relativamente recente (década de 60), foi retirado para recomposição com piso de madeira mais próximo da condição original. (tábuas de 30cm largura).




PRESERVAÇÃO DO ANTIGO PATAMAR
         
          Originalmente, a porta de acesso principal ao prédio do Paço Municipal, localizava-se no local onde está a terceira janela no sentido sul-norte. 
        
         Na construção do prédio, o desnível entre o piso térreo e o passeio público era vencido por uma escada externa ao prédio, de três degraus. 
        

        Uma intervenção, provavelmente no início do século 20, eliminou os degraus externos na calçada, criou um patamar interno e aumentou a altura da porta.  Isto aconteceu em todas as portas externas para o passeio público.
       
       Mais tarde, a porta do acesso principal, foi colocada mais ao norte, implantando-se uma janela no local da antiga porta. Então o patamar da porta original foi encoberto pelo novo piso, e ficou ali até ser revelado agora, nas ações atuais de restauro.



PISO ENVIDRAÇADO


             Após análise, decidiu-se manter o patamar de ladrilhos hidráulicos agora revelado, numa espécie de mostruário informativo da sua existência e de suas particularidades construtivas e históricas. Será colocado um piso envidraçado no local, para que permita a visualização do patamar e não haja prejuízo de aproximação de pessoas à janela.




PISO DE MADEIRA NO PAVIMENTO SUPERIOR

          
          
        O piso de madeira do pavimento superior, salão nobre, está sendo retirado. Também de construção estimada na década 60, ele terá recomposição com piso de madeira com tábuas de 30 cm de largura. 
O piso será fixado no barroteamento de vigas de madeira originais.



         
REFORÇO ESTRUTURAL


         A longa viga de madeira que apoia a parede "taipa-de-mão", do pavimento superior, recebeu reforço estrutural metálico para garantir que o movimento de flexão identificado, fique estabilizado.



PORTA PRINCIPAL


        Havia uma linha de pensamento de relocalização da porta principal no seu lugar original. 
       Considerando que a localização atual dá acesso a um verdadeiro eixo principal de circulação no prédio, inclusive dando acesso direto ao elevador para pessoas com necessidades especiais, decidiu-se manter a porta no local onde está. 
      Reforça esta decisão o fato de ser o atual local da porta, o que está no imaginário das gerações mais recentes de cachoeirenses.



ESQUADRIAS INTERNAS E EXTERNAS
           
          A medida que os trabalhos de recuperação e restauração de esquadrias avançam é possível estabelecer que elas foram objeto de várias intervenções de recuperação ao longo do tempo.

         
              Nas janelas externa das fachadas para a praça e rua Gabriel Leon é possível estimar que os marcos são originais da construção, que os tampos de madeira e vidro já estão na "terceira geração" e os tampos internos de madeira na "segunda geração".

Resumindo:
marcos de madeira ___________originais da construção
tampos de  madeira e vidro_____três intervenções exclusive a atual
tampos de madeira ___________duas intervenções exclusive a atual



FUNDAÇÕES

         As fundações, como já referido anteriormente, são compostas de blocos corridos de pedra argamassada na sua parte de elevação do nível do piso natural.


        Para identificar e registrar na integralidade o conjunto de elementos de fundação, será aberta uma "janela" no terreno imediatamente adjacente à parte da fundação enterrada, para que se tenha informações da totalidade da sua composição estrutural, volumetria e profundidade.
Após esta prospecção, o terreno será recomposto na sua condição original.



NOVO LAYOUT DA EDIFICAÇÃO TOMA FORMA


        A visita técnica de integrantes do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal revisou a Planta Baixa de Restauro elaborada pelo Arquiteto Júlio Ramos, visto que algumas ações de fechamento de vãos e restabelecimento de circulações originais estão sendo implementadas pelos trabalhadores da Empresa Construções Granzotto.











BROCAS E CUPINS





          Assim como nas paredes taipa-de-mão, as tabuas retiradas dos pisos nos dois andares apresentaram grande infestação de cupins e brocas.


         As novas tabuas adquiridas serão pulverizadas com produtos específicos para combate a estes insetos IsópterosColeópteros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário