quinta-feira, 5 de maio de 2016

Estação Ferreira - Um novo Movimento

Estação Ferroviária de Ferreira


          Abandonada há várias décadas à sua própria sorte, degradada pela ação do tempo e dos vândalos, a histórica Estação Ferroviária de Ferreira começa a sentir os ventos da mudança.

               Agora foi rescindido o contrato de 2008 entre a Prefeitura Municipal e uma ONG cachoeirense que havia se comprometido a restaurar a edificação (sendo que até a presente data nada foi efetivado).






A comunidade cachoeirense volta a se mobilizar



Solicitação de 20 de abril de 2015. ao Sr. Prefeito Neiron Viegas:

1. Isolar o prédio e impedir acesso de pessoas não autorizadas ao local, com isto garantindo a integridade e segurança de todos.

2. Elaborar projeto de restauro da edificação histórica, que contemple além do prédio,um plano diretor de ocupação da área do entorno. Neste planejamento seria contemplado o destaque da edificação da estação ferroviária, a previsão de uma área verde com locais para instalação de representações comunitárias e do poder público. Além disso, este plano diretor permitiria a ocupação social da área, de forma planejada.

3. Estabelecer parceria com a Associação dos Moradores da Ferreira, no sentido de recuperar/restaurar a parte da edificação onde se localizou ultimamente o posto de saúde pública do local, para instalação da sua sede social e de outras atividades correlatas.

4. Manter isolado a parte do prédio do antigo depósito, até que sejam viabilizados recursos financeiros para seu restauro completo.


          Os voluntários, tendo já nomeado o Arquiteto Osni Schroeder como Coordenador Geral do Movimento Pelo Restauro da Estação da Ferreira, solicitaram ao Prefeito Municipal a viabilização de termo de convênio que possibilite as ações planejadas para salvar a última estação ferroviária que Cachoeira do Sul ainda tem em seu território.


Fotograma: Drone Eventos


         Sensível ao pleito dos cidadãos voluntários do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra e do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, o Prefeito Neiron Viegas autoriza a criação de um novo movimento comunitário que trabalhará honorificamente para estudar as patologias arquitetônicas da edificação, propor soluções adequadas à recuperação das estruturas comprometidas, isolar a área em perigo de desabamento iminente, propor parcerias com pessoas físicas/jurídicas com o fim de captar recursos materiais para a futura obra de restauro, organizar a pesquisa histórica da antiga estação, do seu entorno e da importância que aquela linha ferroviária teve no desenvolvimento do nosso estado.




MUNICÍPIO CONVENIA COM A AMICUS,
 PELA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA FERREIRA



              O  Município de Cachoeira do Sul por decisão do Prefeito Neiron Viegas firmou convênio com a Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura - AMICUS, firmando mútua colaboração para fins de recuperação e restauração do sítio histórico da antiga Estação Ferroviária da Ferreira.

            O convênio permite à AMICUS a intervenção no imóvel da antiga estação para fins de realização de obras de restauro, reforma, reestruturação e reconstrução entre outras, estando a entidade autorizada a elaborar projetos técnicos e culturais, captação e aplicação de recursos por sua responsabilidade. O imóvel é tombado pelo Município de Cachoeira do Sul.

          O mesmo grupo de voluntários (agora ampliado) que movimentou a comunidade para a recuperação da Ponte de Pedra e a restauração do Paço Municipal estará, novamente, trabalhando unido nesta ação de restauro da velha estação.




VOLUNTÁRIOS FAZEM PRIMEIRA VISITA

        Estiveram na quinta feira passada, visitando o prédio da antiga estação, a Arquiteta Elizabeth Thomsen, o fotógrafo Renato Thomsen e o Arquiteto Osni Schroeder, presidente da AMICUS.

      Além da visita à edificação foi possível dialogar sobre o projeto de restauro, com uma funcionária da US Ferreira da Secretaria Municipal da Saúde e com moradores próximos ao local, que manifestaram alegria pela restauração e contaram histórias pitorescas do lugar. 




PRIMEIROS PASSOS DA AMICUS



1. Marcar a primeira reunião do grupo de voluntários, para traçar planos e metas.

2. Instituir um logotipo de identificação e uma denominação do movimento de voluntários pela Estação, que será decidida na primeira reunião formal do grupo. No momento existe uma denominação provisória de MOVIMENTO PELA RESTAURAÇÃO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA FERREIRA.

3. Realizar levantamento físico da situação do imóvel e do prédio da antiga estação, identificando a situação de degradação e emitindo Laudo Técnico fundamentado sobre a situação atual. Este laudo será encaminhado ao Município de Cachoeira do Sul, para análise e avaliação e estará à disposição da comunidade.

4. Realizar levantamento cadastral da edificação, documento necessário para elaboração do projeto de restauro.

5. Elaborar (ou recuperar) documentação que conte a história da Estação e sua relação com o município de Cachoeira do Sul.

6. Recuperar a situação documental do terreno e da edificação, identificando divisas limites e usos autorizados, ou não, do mesmo.

7. Recuperar cercas de divisas, para consolidação da propriedade do Município de Cachoeira do Sul.

8. Propor e demarcar uma zona de exclusão de acesso a pessoas não autorizadas, cercando fisicamente o perímetro da área ocupada pela estação, como forma de garantir a segurança do imóvel e das pessoas da comunidade.

Fotograma: Google Earth


OCUPAÇÃO DA ÁREA

           Não há, ainda, uma definição exata dos limites da propriedade do Município, mas é possível identificar ocupações residenciais e uso da criação de gado, ovelhas e cavalos, em cercados feitos na área pública.

         O movimento relatado tem alguns critérios básicos que norteiam as eventuais ocupações:

1. A propriedade pública do Município tem de ser preservada.

2. Na eventualidade de identificação de ocupações, analisar se foram autorizadas, ainda que ilegalmente, dimensioná-las, instrumentá-la com particularidades específicas, enviando relatório fundamentado ao poder executivo municipal.

3, Na busca da preservação do patrimônio público, deverá estar presente a questão social de eventuais ocupações, procurando-se equilibrar o interesse público com a necessidade de habitação para famílias de baixa renda.








REFLEXÕES TÉCNICAS PRELIMINARES




         A primeira visita técnica à Estação Ferroviária da Ferreira pós assinatura de convênio, permitiu a formação da convicção preliminar de que é possível restaurar a edificação, pelo menos em partes.
  
      Alguns setores terão de ser reconstruídos.


       


Relatório preliminar e sucinto do estado físico da edificação:


    1. Entrepiso de madeira: toda a madeira do forro do pavimento térreo e grande parte do assoalho do pavimento superior foi furtada.

    2. Forro do pavimento superior: todo o forro foi furtado.

    3. Esquadrias internas: todas foram furtadas.

    4. Esquadrias externas: todas foram furtadas

    5. Escada interna: guarda-corpo foi furtado - escada ainda tem condições de restauro.

    6. Telhado da parte assobradada: em péssimas condições, faltando telhas e degradação acentuada na estrutura de madeira de apoio. Um eucalipto nasceu espontaneamente, acima do telhado, ocasionando fissuras evidentes na alvenaria externa logo abaixo.

   7. Antigo depósito: forro todo furtado, telhas furtadas e estrutura de madeira exposta ao tempo em estado avançado de degradação (restauro demandará mais estudos).



O Jornal do Povo, em sua edição de 26 de abril de 2016,
publicou reportagem sobre a criação do novo
Movimento pela Restauração da Estação Ferreira
Clique no link abaixo para acessar a página JORNAIS:



___________________________________




Um comentário:

  1. Que beleza Osni Schroeder ! Quando conseguir estar aí em Cachoeira quero colaborar neste trabalho. O que achares que eu já possa ir ajudando é só me dizer OK?

    ResponderExcluir