sexta-feira, 3 de junho de 2016

Estação Ferreira - 3ª Reunião

             Ao final da tarde de quarta-feira, 1º de junho de 2016, realizou-se a terceira reunião dos voluntários do Movimento pela Restauração da Estação Ferreira nas dependências da Casa de Cultura - Sala da AMICUS:



CERCAMENTO DA ESTAÇÃO
         Foi definida a quantidade de moirões, tramas e arame farpado para o cercamento da edificação da antiga estação.
        O grupo sugeriu possibilidades de doação de mato de eucalipto em pé, e desdobramento da madeira em serraria de algum parceiro do Movimento pela Restauração. A inexistência atual de recursos financeiros disponíveis obriga a busca de soluções criativas.


LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO
        Foi comunicado o orçamento preliminar de topografia à laser para marcação de divisas, níveis e locação do prédio e acessos. Há um valor orçado que será buscado, para contratação profissional do serviço.


INÍCIO DO LEVANTAMENTO CADASTRAL
       No próximo sábado, 4 de junho de 2016 às 9h:30m, continuaremos os trabalhos de medição e levantamento arquitetônico/estrutural do prédio da antiga Estação Ferreira. Os trabalhos haviam começado na primeira visita do grupo ao local, faltando agora alguns complementos técnicos. 


CONTATO COM O IBAMA
       Foi formalizado contato prévio com o IBAMA/RS, junto à Comissão que trata de doações de madeiras apreendidas para entidades sem fins lucrativos que tenham um projeto de aplicação deste material. 
      Tão logo tenhamos o levantamento cadastral completo, será feito o cálculo do volume de madeira necessário para o restauro projetado.



IONE SANMARTIN CARLOS E MIRIAN RITZEL


            A presença, na reunião, das parceiras notáveis em conhecimento da história de Cachoeira do Sul, propiciou momentos sublimes de rememoração do passado da nossa cidade. A pauta foi vencida no horário programado, mas ninguém teve pressa para ir embora.

Parabéns a todos!



______________________________



         A pesquisadora Profª Mirian R. M. Ritzel enviou texto do antigo Jornal O Commercio, de 1916, com alguns fatos daquela época e a descrição da Fábrica de Louças de Barro que funcionou no Distrito de Ferreira - No link abaixo acesse a Página PESQUISA HISTÓRICA, para ler a matéria e também a parte do livro Patrimônio Ferroviário no Rio Grande do Sul, do IPHAE, que trata da antiga Estação Ferreira:






________________________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário