quinta-feira, 16 de junho de 2016

Estação Ferreira - Duas Reuniões

REUNIÃO COM O COMANDANTE DO
3º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE COMBATE


         No começo da tarde desta quarta-feira, 15 de junho de 2016, o Arquiteto Osni Schroeder e a Arquiteta Elizabeth Thomsen, ambos coordenadores do Movimento Pela Restauração da Estação Ferreira, acompanhados pelo Tenente Carlos Scherer, estiveram reunidos com o comandante do 3º BECmb, Coronel Guilherme Hossmann, para conversar sobre parcerias de trabalho.




      Um dos assuntos foi o Curso de Capacitação para trabalhos em altura, que será ministrado pela empresa HDCO Soluções em Medicina e Segurança do Trabalho, pelo seu sócio o Técnico de Segurança Dionas Trindade da Fontoura.


      O curso será ministrado no sábado, nas dependências do Batalhão Conrado Bittencourt, para soldados que terão como atividades algumas obras pelo estado do Rio Grande do Sul.



      Outro assunto tratado é a busca de parceria com o 3º BECmb para recuperação do telhado da antiga estação ferroviária da Ferreira.

      O 3º Batalhão de Engenharia de Combate foi parceiro importante na recuperação total da Ponte de Pedra, em 2011 e na recuperação parcial do telhado superior e o escoramento estrutural do Paço Municipal, em 2014. Agora, em 2016, os voluntários pela Estação Ferreira buscam renovar esta parceria de sucesso, com fantásticos resultados para o patrimônio e para a cultura cachoeirense.


      Foi acertado o início de tratativas de convênio de mútua parceria (entre a AMICUS  e CMS), o qual deverá ser submetido a instâncias militares superiores, como já foram os anteriores. 



___________________________




REUNIÃO AO FIM DA TARDE,
NA AMICUS - CASA DE CULTURA



     No final da tarde do dia 15 de junho, reuniram-se voluntários pela restauração da antiga Estação Ferreira.



LEVANTAMENTO CADASTRAL

    Discutiu-se o levantamento cadastral do prédio da antiga estação, que já está adiantado, tendo já uma primeira versão, que será usada como base para o complemento de informações a ainda serem obtidas na edificação. 

    O Coordenador Adjunto, Adroaldo Borba, protagonista dos primeiros levantamentos terá a responsabilidade de digitalizar todas as informações e disponibiliza-las em meio eletrônico.




RELATOS

          Foram apresentados os relatos sobre a reunião, do começo da tarde, com o Comandante Cel Guilherme Hossmann do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, onde se abriu um importante caminho para estabelecimento de parceria mútua no restauro da antiga Estação Ferreira e na qualificação de militares para trabalhos em altura elevada.

         Também foram relatadas algumas ações para busca de recursos financeiros, busca de materiais para realização de cercamento da edificação e de tratativas com o IBAMA-RS para doação de madeiras apreendidas que serão utilizadas em pisos, forros, roda-forros, roda-pisos, esquadrias, estruturas de telhado, oitões, escadas, balaústres da antiga estação, todos furtados nos últimos anos em virtude do abandono total da edificação histórica. 




        Outros assuntos relativos à cultura e ao patrimônio cachoeirense foram tratados pelos presentes, que foram convocados para uma nova reunião na próxima quarta-feira, no mesmo horário.



ARQUIVO HISTÓRICO

A historiadora Profª Mirian Ritzel nos enviou cópias dos
documentos originais e suas transcrições, dos anos 1858
e 1880, que tratam da construção dos pontilhões próximos à
Estação Ferreira - Link abaixo:




______________________




VANDALISMO 
CONTRA A CASA DE CULTURA

Foto: Jornal do Povo
        
       Um assunto obrigatório é o ato de vandalismo contra a cultura cachoeirense, pela agressão à edificação, móveis e equipamentos da heroica Casa de Cultura.          

     As manifestações de repúdio, inevitáveis diante do tamanho da agressão, foram substituídas aos poucos pela garra, demonstrada pela diretoria e funcionários do Núcleo de Cultura de Cachoeira do Sul, em recuperar tudo em tempo recorde para reabrir novamente as portas da casa à nossa comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário