terça-feira, 21 de junho de 2016

Paço Municipal - Voluntários comparecem

             Nesta gélida manhã de início do inverno, integrantes do Movimento pela Restauração compareceram no local da obra para se inteirarem dos significativos avanços na reconstituição da edificação histórica.

 NOVO PISO NO 2º PAVIMENTO

Alguns dos voluntários presentes na obra do Paço, são também integrantes do Movimento Pela Restauração da Estação Ferreira, que vão participar de reunião no gabinete do Prefeito, logo a seguir.


PAREDE EM TAIPA-DE-MÃO

       Uma das jóias arquitetônicas do prédio do Paço Municipal são as paredes em estilo construtivo taipa-de-mão, as quais dividem as dependências do pavimento superior.

       As antigas paredes estavam em situação precária, mas foi possível recupera-las através do meticuloso combate a insetos, restauração cuidadosa da argamassa de revestimento e das esquadrias, garantindo assim a necessária integridade por mais um longo tempo.

      A parede em taipa-de-mão está apoiada em uma peça inteira de madeira que com o passar do tempo cedeu um pouco, o que pode se notar no nível do fechamento das esquadrias. Esta flexão da peça de madeira de apoio não poderia ser eliminada, porque esta ação colocaria em risco a própria parede original. Foi construído um reforço estrutural não aparente, para estancar o movimento e ficou tudo como está há quase 100 anos a contar por fotos antigas do local.


 NOVAS PORTAS INTERNAS INSTALADAS
        Muitas das portas das dependências internas já estão prontas e 
começaram a ser colocadas em seus respectivos lugares.


LIMPEZA DO TERRAÇO EM FASE FINAL

        A limpeza do terraço depois de recuperação da sua impermeabilização é um dos indícios de que logo o restauro do Paço estará concluído. Já é possível ir encerrando as intervenções, de cima para baixo e de dentro para a porta da rua. 




ESQUADRIAS E PEÇAS DE MADEIRA, NO PRAZO

         Também com as esquadrias já há uma configuração de quase conclusão dos trabalhos de restauro. Trabalhos estes realizados com esmero pelos profissionais da Empresa Construções Granzotto.





RODAPÉS E RODAFORROS

        Os rodapés e roda-forros, que serão colocados no prédio do Paço Municipal, já estão todos produzidos exatamente na configuração original dos que foram retirados por não apresentarem mais condições de restauração.



TÉCNICO DA ORTOBRAS VISTORIA LOCAL
PARA INSTALAÇÃO DO ELEVADOR

        O respeito à cidadania plena de todos os cidadãos tem marca forte na edificação histórica do Paço Municipal. O elevador em instalação garantirá acesso pleno ao pavimento superior para pessoas com necessidades especiais. Estes cidadãos terão também um acesso individualizado, ao pavimento inferior, pelo jardim na lateral direita do prédio. Este acesso integra-se, hoje, à entrada principal do atual Gabinete do Prefeito. 



___________________________






Nenhum comentário:

Postar um comentário