quarta-feira, 6 de julho de 2016

Estação Ferreira - Reunião na AMICUS (06/07/2016)

           Às 17hs e 30min de hoje, voluntários do Movimento pela Restauração da Estação Ferreira reuniram-se na Casa de Cultura - Sala AMICUS para deliberar sobre os próximos andamentos para recuperar a edificação histórica:

Foto: Claiton Nazar


        O Coordenador Geral, arquiteto Osni Schroeder, informou as tratativas com doações de madeira para utilização nas obras de restauro da antiga estação. 

       Há a doação, já acertada de uma parte de mata de eucaliptos, para uso em moirões, tramas, moirões mestres, andaimes e estroncas de sustentação, mata esta que deverá ser retirada através de negociação com uma serraria particular, nas proximidades da Estação Ferreira.

      Os arames, para cercamento da área, já foram doados por um parceiro do movimento que solicitou permanecer anônimo.



LAUDO DAS CONDIÇÕES FÍSICAS

       O Laudo Informativo das condições físicas da edificação já está elaborado, sendo submetido neste momento a uma revisão geral para que seja um documento fidedigno da real situação de abandono e vandalismo ao qual a antiga Estação Ferreira foi submetida por vários anos seguidos. 

      Este Laudo Informativo é o documento base para ações futuras de responsabilizações pelos danos irreversíveis causados àquele patrimônio histórico público no passado, tendo sido elaborado pelo arquiteto Osni Schroeder, Coordenador Geral do grupo de voluntários.



OUTROS ASSUNTOS

      Como os voluntários pela Estação Ferroviária da Ferreira assim como os do Paço Municipal são praticamente os mesmos, nas reuniões sobre um bem a ser recuperado surgem também assuntos de outra área em intervenção. 

      Na reunião de hoje, a professora Mirian Ritzel apresentou cópia de pesquisa em documentos históricos do município de Cachoeira do Sul, relativos à construção, arquitetura e detalhes dos tempos passados pelo Paço Municipal.
     
      A documentação apresentada é fantástica e a ela será agregada um relato descrevendo as ações proativas e logísticas do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal que será elaborado pela arquiteta Elizabeth Thomsen, Coordenadora Geral deste outro movimento.


______________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário