quarta-feira, 6 de julho de 2016

Paço Municipal - Arq. Rosely vistoria a obra (06/07/2016)

             A arquiteta Rosely Hachmann, especialista em restauro da Empresa Construções Granzotto, reuniu-se hoje à tarde com os arquitetos do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, a arquiteta da Prefeitura e o Prefeito de Cachoeira do Sul, para vistoriar o andamento dos trabalhos na edificação:





Piso do primeiro pavimento
já está em execução

ASSOALHO NA FUTURA SALA DO COMPAHC
       
        O assoalho da futura sala do Compahc já está sendo executado. A sala, na esquina entre a Praça Balthazar de Bem e a rua Gabriel Leon, teve o piso cerâmico e laje de concreto do forro (intervenções dos anos 70) removidos para restabelecimento da originalidade do piso assoalhado, pé-direito e forro em madeira.

        A unanimidade de vontades dos voluntários é denominar o local como Sala Danilo Alves Cunha, saudoso parceiro nas lutas pela restauração de nossos bens culturais.


Madeiras para os pisos e forros

        As peças de madeira para pisos, forros, rodapés e roda-forros já estão em depósito na prefeitura, recebendo os últimos tratamentos e preparativos para montagem, conforme projeto de restauro.



O cofre antigo já está
em seu novo lugar




         O antigo cofre da Secretaria Municipal da Fazenda, antes mal localizado em um vão de porta, foi removido e instalado em outro ponto do salão principal no térreo. 

       A movimentação foi realizada gratuitamente pela empresa cachoeirense THOR MANUTENÇÃO E MONTAGEM INDUSTRIAL LTDA   thor@thorestrutural.com.br.


Acesso ao corredor, onde estava o cofre, recebe acabamento:

         O vão, onde o cofre se localizava anteriormente, estava sendo arrematado hoje e será uma das ligações do corredor de acesso ao salão principal do pavimento térreo, à direita de quem entra na edificação.


O segundo lance das escadas
e o patamar já estão prontos
       
            A foto (acima) registra a escada recuperada, a restauradora arq. Rosely e os arquitetos voluntários do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal. Esta foto é sintomática e significa que vários degraus já foram vencidos, com muita luta, para restaurar a edificação histórica.



Andaimes para colocar os
forros estão montados

        O salão principal do segundo pavimento se revela como um lugar espetacular. A integração com o conjunto histórico da Praça Balthazar de Bem é total. Também espetacular estão os pisos, paredes, esquadrias assim como a joia do setor: a parede de taipa-de-mão com seu painel de madeira e suas duas portas laterais.

        As fotos (acima e abaixo) registram a montagem de andaimes metálicos para execução, em seguida, do forro de madeira tipo saia e camisa
  


         O Prefeito Municipal, Neiron Viegas, tem comparecido diariamente na obra de restauração para se inteirar dos significativos avanços e comprovar a qualidade dos trabalhos executados.






MADEIRAS UTILIZADAS


        
        O visível sucesso no restauro da edificação histórica do Paço Municipal é incontestável, considerando o avançado estado de degradação em que se encontrava e o resultado obtido com muito trabalho até este momento.


        Obras de restauro, em todos os lugares, sempre apresentam uma dualidade infalível. 

       Há os que fazem e há os que criticam conforme interesses! Não há, nunca, registro de unanimidade! 

      Infelizmente, sempre há uma ou outra opinião simplista e contrária aos critérios técnicos adotados após estudos de viabilidade e execuções profissionais realizadas.

      Houve, inclusive, quem mal-informado (ou mal-intencionado) gestou críticas como, por exemplo, a qualidade das madeiras utilizadas no restauro - atribuindo que: "...até madeiras de Pinus elliottii teriam sido usadas na obra..."




Somente madeiras de qualidade!



         Como este blog é um meio de comunicação aberto, que prima pela transparência e idoneidade, informa-se o seguinte:



  1. As únicas madeiras de Pinus elliottii que entraram na obra, foram pranchões utilizados como proteção para assoalhos pré-existentes, considerando a montagem de andaimes metálicos assim como outras peças e máquinas, possíveis causadores de abrasões e afundamentos nos pisos de madeira. 
     Estes mesmos pranchões também serviram de fechamento provisório nos vãos de portas e janelas, quando estas foram retiradas para recuperação e/ou restauro.


  2. As demais madeiras utilizadas no restauro, são as seguintes:

Esquadrias _____________ Louro

Pisos__________________ Grápia - espessura de 4 cm com encaixes
    conforme piso original

Forros_________________ Grápia - espessura de 3 cm - com frisos
    estilo saia e camisa

Rodapés e forros_________Grápia - espessura 3 cm  - com frisos             conforme peças originais


__________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário