sexta-feira, 15 de julho de 2016

Paço Municipal - Temos forro! (14/07/2016)


          O dia de hoje foi muito especial para os voluntários pela restauração do Paço Municipal. O salão principal do pavimento superior, local mais nobre da edificação, já tem FORRO:




         Em 2013, quando iniciaram os trabalhos de escoramento emergencial e restauro do telhado do pavimento superior com o inestimável apoio do 3º BECmb, o forro original já estava totalmente degradado e encoberto (na década de 70) por um forro adicional de material leve tipo Eucatex, adicionado em um nível inferior (como registrado nas duas imagens, logo abaixo):





        Agora o forro original do salão foi totalmente recomposto com madeira nobre, como demonstram as fotos. É visível, também, a alegria dos voluntários e parceiros da obra de restauro pela qualidade do trabalho efetuado ao resgatar a arquitetura histórica deste espaço: 




MATERIAIS EM LEILÃO PÚBLICO

        Algumas peças em madeira, que seriam descartadas por não se adequarem mais ao restauro, foram objeto de venda pública na última sexta feira, evento divulgado publicamente no jornal, rádios e também junto aos profissionais artesãos de Cachoeira do Sul.

       No período de venda pública aberta vários interessados vistoriaram os produtos a serem vendidos, mas não houve nenhuma proposta formal, o que determinou a autorização de descarte dos referidos materiais. 

      Surpreendentemente, após fechado o período de venda pública, surgiram interessados diversos em partes do lote. A negociação foi centralizada em servidoras do município que apoiam ações da AMICUS, o que resultou em recursos financeiros para a entidade pela venda de praticamente todo o material deteriorado colocado à disposição.




MARCENEIROS EM AÇÃO


       Hoje, alguns trabalhadores estavam de folga, voltando para seus lares em Erechim/RS, ficando na obra de restauro apenas a equipe de marceneiros, às voltas com a confecção de forros, roda-forros e detalhes artesanais em madeira:
     


      O regime de trabalho dos profissionais é intenso e algumas obras são adiantadas, inclusive durante à noite e finais de semana, para que eventuais folgas de sábado e domingo sejam antecipadas para quinta e sexta-feira.



COMPAHC


       O Conselho Municipal de Patrimônio Histórico-Cultural de Cachoeira do Sul, pela sua diretoria e assessoria, esteve presente conferindo o andamento das obras de restauro da edificação e as ótimas novidades implementadas pela equipe de profissionais da Empresa Construções Granzotto.



_____________________________



MENSAGEM DO AUTOR DO PROJETO

O arquiteto Julio Cesar de Campos Ramos,
de Venâncio Aires/RS, envia a mensagem abaixo:


         "Sabem porque arquitetura tem uma dimensão quase transcendental? Ela te permite mexer com a emoção. E estou num misto de êxtase e inveja por ver que os resultados pretendidos no Paço Municipal estão além de qualquer expectativa. É a emoção das fotos e textos, aliada à mais pura inveja por não estar convivendo com tamanha doação deste grupo maluco de arquitetos. Que exemplo, para todas as cidades do país, mostrando que este trabalho coletivo, levado muito a sério, está gerando frutos que acalentam a alma através da cultura e sedimentam uma ponte com a comunidade acadêmica. Digam aos incautos que aqui neste Estado existe sim seriedade profissional e comprometimento com a verdadeira arquitetura e patrimônio cultural. Parabéns por tudo e pela incontestável transparência do empreendimento. Vocês estão reescrevendo a história de Cachoeira do Sul."

 Abraço

Julio Ramos, arquiteto.   



_______________________



             Prezado arq. Ramos:

             Obrigado pelo feedback e incentivo.
             Você também é parte integrante desta conquista, que continua evoluindo, com a sua inestimável contribuição.

             O restauro da edificação sesquicentenária do Paço Municipal de Cachoeira do Sul está tornando-se uma realidade visível a cada dia, graças aos voluntários da comunidade cachoeirense, ao Batalhão de Engenharia Conrado Bittencourt, às empresas parceiras do Executivo Municipal, ao COMPAHC, à AMICUS, ao Rotary Club, aos profissionais restauradores da empresa Granzotto, assim como dos diversos colaboradores anônimos que nos apoiam por entenderem o conceito de cidadania que abraçamos.

             Desde 2012 trabalhamos muito para chegarmos até aqui. Foram muitas conquistas e poucos dissabores. Recebemos vários agradecimentos e algumas críticas. O trabalho de profissionais voluntários, focado no resgate urgente de bens históricos condenados à ruína, quebrou paradigmas teóricos e contrariou interesses baseados em "leis de incentivo à renúncia fiscal".

            A Ponte de Pedra, o prédio do Paço Municipal e a Estação Ferroviária da Ferreira, são exemplos de união comunitária e comprovam a boa vontade de pessoas que realmente se importam com o seu patrimônio histórico.


           Obrigado!


         




Nenhum comentário:

Postar um comentário