sábado, 13 de agosto de 2016

ESTAÇÃO FERREIRA - Reunião e Planta-Baixa (13/08/2016)

             Voluntários pela restauração da Estação Ferroviária Ferreira reuniram-se em 12 de agosto de 2016, às 17:30hs, na Casa de Cultura/AMICUS:


Na reunião, foram revisados alguns assuntos já tratados
assim como outros em implementação, como descrito abaixo:



CONTA CORRENTE
        Foi informada a reabertura de conta corrente da AMICUS, no Banco Unicred, conta esta que estava zerada e que havia sido utilizada em 2011 pelo Movimento Pela Recuperação da Ponte de Pedra.

       Há uma busca simbólica pelo sucesso no uso da mesma conta que foi instrumento da ação vitoriosa junto à Ponte de Pedra. Quando as dificuldades são muitas, busca-se tudo que possa trazer ondas positivas para o projeto. 

      A conta foi reativada com um depósito de R$400,00 de doação anônima.


CERCAMENTO DA ÁREA DA ESTAÇÃO
       Foi também revisado o critério de fechamento do entorno da estação com cerca de arame farpado. Confirmou-se a ideia de realizar o fechamento no espaço mais amplo possível, inclusive impedindo com porteira e cadeado o atual acesso público por questões de segurança.


LEVANTAMENTO CADASTRAL
       Foi eleito como prioridade máxima, no presente momento, a finalização do Levantamento Cadastral do prédio da Estação Ferreira, condição necessária para elaboração do Projeto de Restauro.



PROJETO DE RESTAURO
        O Projeto de Restauro será a base inicial para captação de recursos externos que irão viabilizar financeiramente as obras de restauração do prédio histórico.


       Com planejamento do Coordenador Geral, Arquiteto Osni Schroeder, o Coordenador Adjunto, Adroaldo Borba, já finalizou a planta-baixa com a medição preliminar das instalações.  Este desenho técnico (assim como suas marcações detalhadas) será a ferramenta auxiliar para a criação do projeto definitivo.



COLÉGIO PRÓXIMO
       A voluntária Lia Breyer Schlabitz ficou encarregada de agendar com a diretoria da Escola Zila da Gama Mór, vizinha da estação, um evento no colégio com professores, alunos e seus pais que visará motivar a comunidade para o restauro da antiga estação.


-------------------------------------------------------


          A colaboradora do movimento Profª Mirian Ritzel nos enviou a foto abaixo. Em destaque uma antiga trilhadeira Friedrich, defronte ao prédio:

Foto: Museu Municipal de Cachoeira do Sul

Um comentário:

  1. na foto, os trilhos já tinham ido embora.
    infelizmente, já tinha chegado, o furto e o vandalismo a uma estação totalmente indefesa.
    triste foto, porque ninguém foi capaz de defender a edificação.

    ResponderExcluir